Havaí: incêndios florestais em Maui ameaçam os ecossistemas e a vida na ilha
Ventos fortes, baixa umidade e temperaturas elevadas são as condições ideais para a propagação de incêndios florestais na ilha de Maui, no Havaí. Quando a busca em terra começar, o número de mortos tende a aumentar.
Os incêndios em Maui estão queimando desde terça-feira, 8 de agosto. Enquanto as autoridades vasculham as áreas devastadas, o número de mortos deve aumentar. É provável que este incêndio tenha repercussões econômicas e ambientais duradouras.
Não está claro como eles começaram
Muitas conspirações estão sendo discutidas sobre como os incêndios começaram. No entanto, as autoridades não listaram um relatório oficial sobre uma causa. A ilha estava sob alerta de bandeira vermelha com ventos fortes e tempo seco.
O Havaí tem leis rígidas contra fogueiras na ilha. Mesmo fogueiras de quintal são obrigadas a ter licenças em muitas comunidades. Por causa dessas leis, é menos provável que esses incêndios tenham sido iniciados por incêndios recreativos feitos pelo homem, ficando fora de controle.
As autoridades discutem que, apesar do alerta de bandeira vermelha emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia, as empresas de energia não reduziram sua produção. Isso aumenta o perigo durante épocas de ventos fortes, pois linhas de energia derrubadas liberando energia podem facilmente desencadear incêndios florestais.
As condições eram excelentes para a propagação dos incêndios
A área tem visto temperaturas na década de 90 com muito pouca umidade. Isso prepara as árvores e os arbustos, fazendo com que peguem fogo com muita facilidade. O Furacão Dora passou ao sul do Havaí, causando aumento dos ventos sustentados na ilha.
Um dos incêndios florestais mais mortais já registrados
As autoridades começaram a busca pelos desaparecidos entre as chamas. Até agora, eles descobriram que 99 pessoas morreram nos incêndios. Eles não vasculharam toda a área afetada, então esperam que esse número aumente. Isso coloca os incêndios de Maui entre os 10 incêndios florestais mais mortais dos EUA.
Precauções foram tomadas para limitar o perigo de vida dos incêndios. De acordo com a Autoridade de Turismo do Havaí, milhares de residentes e visitantes foram evacuados. Muitos moradores estão pedindo que aqueles com visitas planejadas à ilha fiquem em casa.
Efeitos seguem avançando
Os incêndios ainda ardem, porém, mesmo depois de apagados, os efeitos ainda serão sentidos. Lahaina foi arrasada pelos incêndios e provavelmente ficará sem turismo por um tempo. Muitos edifícios residenciais foram destruídos, deslocando milhares de pessoas de suas casas.
Os incêndios florestais também arrasaram ecossistemas inteiros. A fumaça tóxica liberada por eles representa uma grave ameaça para animais, plantas e pessoas. As toxinas também podem entrar no abastecimento de água, tornando a água imprópria para o consumo.
É desnecessário dizer que os moradores de Maui, infelizmente, sentirão os efeitos dos incêndios por muitos anos, né?