Incêndios florestais no Parque Nacional Jasper, no Canadá, forçam a evacuação de 25.000 pessoas
Evacuações rápidas ocorreram durante a noite de segunda para terça-feira no Parque Nacional Jasper. Cerca de 25.000 pessoas foram evacuadas do parque em cerca de 5 horas.
Mais de 175 incêndios florestais estão queimando ativamente na província de Alberta, no Canadá, e 56 desses incêndios estão fora de controle das autoridades canadenses. Durante a noite de segunda-feira (22), um incêndio descontrolado chegou próximo do Parque nacional Jasper, provocando a evacuação de aproximadamente 25.000 pessoas que estavam nele.
O parque ainda está fechado e espera-se que permaneça assim até que o incêndio possa ser contido e as autoridades o considerem seguro para o público.
Ordens de evacuação emitidas
Os 5.000 funcionários do parque e aproximadamente 15.000 visitantes foram alertados na noite de segunda-feira (22) sobre o incêndio que se aproximava e receberam ordem de deixar o local imediatamente. As autoridades alertaram para a proximidade das chamas quando o incêndio atingiu aproximadamente 11 quilômetros da cidade de Jasper.
O incêndio fez com que muitos procurassem outras saídas, pois as chamas e a fumaça bloquearam as principais rotas de evacuação, forçando milhares de carros a se dirigirem para a Colúmbia Britânica, vizinha ocidental de Alberta. No entanto, o tráfego intenso obstruiu as estradas, atrasando as evacuações até quase pararem em alguns locais.
Os moradores foram informados de que deveriam deixar o parque às 3h da manhã na terça-feira (23), e têm se instalado em cidades próximas desde então. Algumas cidades ficaram sobrecarregadas com o número de pessoas em busca de abrigo. Os funcionários do parque cancelaram as reservas até a primeira semana de agosto, pois o incêndio provavelmente continuará.
O incêndio em Jasper é maior e mais agressivo do que os incêndios anteriores observados na região. A natureza agressiva do incêndio é citada como o motivo das evacuações urgentes. Espera-se que as condições permitam que as evacuações continuem nos próximos dias.
Os efeitos da fumaça são sentidos nos EUA
A fumaça desses incêndios chegou aos Estados Unidos, causando má qualidade do ar em alguns estados. O Serviço Meteorológico Nacional americano emitiu hoje alertas de qualidade do ar para o Colorado, Washington, Idaho e Oregon. Espera-se que a fumaça no ar eleve a qualidade do ar a níveis prejudiciais à saúde esta semana e pode ser perigosa para grande parte da população.
É extremamente importante reduzir a exposição ao ar esfumaçado e não permanecer em ambientes fechados tanto quanto possível. As autoridades recomendam o uso de máscaras, purificadores de ar e o fechamento de janelas e portas quando o ar externo não for seguro.
Esses avisos entrarão em vigor à medida que os ventos continuarem a canalizar o ar esfumaçado através da fronteira e para o centro dos Estados Unidos.