Incêndios florestais terríveis na Grécia: informações atualizadas e imagens chocantes
Pelo menos uma vítima, milhares de evacuados, dezenas de feridos e milhares de hectares queimados... Este é o balanço atual dos terríveis incêndios em Atenas, na Grécia. Veja mais informações aqui.
No último domingo, 11 de agosto, ocorreu um incêndio florestal sob condições meteorológicas muito adversas perto do Lago Marathon, a cerca de 35 quilômetros a nordeste de Atenas, na Grécia. O fogo avançou pelo Monte Pendeli e se espalhou pelo norte e nordeste da capital grega a uma velocidade incrível e extremamente perigosa, incentivado pelas temperaturas sufocantes e pelas fortes rajadas de vento que alimentaram chamas de até 25 metros de altura.
Em poucas horas o fogo já tinha conseguido avançar pelos pinheiros secos, que se encontram nessa situação devido às sucessivas ondas de calor do atual verão europeu. As chamas atingiram as casas, tornando-se um incêndio de interface, fazendo com que milhares de moradores evacuassem, escapando pelas chamas.
A heroica e fundamental ajuda dos bombeiros não foram o bastante. Enquanto algumas pessoas se recusaram a abandonar suas casas, milhares de famílias inteiras evacuaram, para evitar o incêndio e conseguir saírem ilesos dessa situação extrema.
O contexto da segunda-feira, 12 de agosto, foi ainda pior. O ar estava irrespirável devido à densa fumaça, a visibilidade foi totalmente reduzida e as rajadas de vento quente não pararam de espalhar as chamas em todas as direções .
O incêndio lançou uma manta de fumaça sobre o centro da capital grega, escurecendo o céu. No vídeo acima é possível ver uma imagem peculiar: as pessoas dentro da piscina parecem não se mexer, apesar da imagem chocante do avanço da fumaça preta vinda das fogueiras.
Número de mortos, feridos, evacuados, destruição de flora, fauna e estruturas
Infelizmente, os bombeiros confirmaram na última terça-feira, 13 de agosto, uma vítima mortal devido aos incêndios. Trata-se de uma mulher de 60 anos, o seu corpo foi encontrado no interior de uma empresa, em Patima Halandriou.
Há também dezenas de feridos, mais de 10 mil hectares consumidos (com a sua flora e fauna) pelas chamas e mais de 50 mil evacuados de pelo menos 30 cidades dos subúrbios a norte de Atenas.
As chamas no nordeste da Ática não pararam de arder na segunda-feira, dia 12, enquanto novas 112 mensagens foram enviadas para evacuar as áreas de Kalendzi Marathona, Dionysos e Krasa em Ano Vrilissia.
Esforços de combate e ajuda internacional
Um total de 670 bombeiros, apoiados por 27 equipes especialmente treinadas para combater incêndios florestais, incluindo mais de 80 militares, uniram-se para combater as chamas.
Para a operação foram mobilizados mais de 200 veículos terrestres e 35 navios, entre aviões-tanque e helicópteros, proporcionando apoio aéreo essencial durante as janelas de tempo em que o vento permitia sobrevoar a área.
Dada a gravidade da situação, a Grécia solicitou ajuda da União Europeia. Itália, França, Sérvia, Turquia e Romênia responderam enviando veículos, aeronaves e bombeiros treinados para combater os incêndio.
Dias de alerta vermelho para perigo de incêndio e a previsão
Meteorologistas e responsáveis alertaram para o alerta vermelho de perigo de aumento de incêndios florestais, devido às condições meteorológicas adversas que afetam desde o último domingo (11), e deverão se manter até o final da semana em metade do país, e com temperaturas opressivamente mais altas.
Na terça-feira (13), felizmente, o esforço dos bombeiros foi muito facilitado pela diminuição da intensidade do vento, que chegou a 65 km/h no fim de semana. O nível de ameaça de incêndio foi definido na terça-feira como nível 4 de 5, e deverá cair para o nível 3 hoje, quarta-feira (14), para a região de Atenas, segundo o Ministério grego da Crise Climática e da Proteção Civil.
Na quarta-feira (14), com até 38°C e ventos de sul, com rajadas de no máximo 30 km/h, o dia deverá ser muito bem aproveitado pelas equipes de bombeiros, antes que o vento retorne com rajadas intensas de 50 km/h de sentido norte novamente na quinta-feira (15), que continuarão até sábado, mesmo com temperaturas acima de 35°C.