Instalada a estação meteorológica mais alta do Brasil! Descubra onde está localizada
Uma iniciativa que reúne universidade, proprietários rurais e uma empresa de meteorologia, conseguiu instalar, com a ajuda de escaladores, a estação meteorológica mais alta do Brasil. Descubra onde fica o local aqui.
Uma parceria firmada entre a empresa WS Consultoria Climatológica, a Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) fez a instalação da estação meteorológica mais alta do Brasil.
Ela está localizada no topo da Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, a 2.798 metros de altura, e servirá para projetos futuros e segurança dos frequentadores do local.
A estação meteorológica
O equipamento foi instalado no fim do mês de junho e está operacional desde alguns dias atrás. Todos os dados serão disponibilizados e podem ser acompanhados em tempo real pelo site ‘wsclima.com.br’.
Contudo, parece fácil mas não é. Instalar a estação no alto da montanha foi uma operação complexa. Isso porque o equipamento precisa ser robusto para resistir às condições adversas durante o ano, funcionar a bateria solar e ser totalmente autônomo, pois não há ninguém lá em cima para resolver problemas.
A estação meteorológica conta com sensores de temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, radiação solar e índice ultravioleta, precipitação, proximidade de raios e qualidade do ar. Este sensor adicional de proximidade de raios também deve trazer novidades, já a Serra é fortemente castigada por raios em muitas tempestades.
“Tudo vai ser novidade. Vamos descobrir quanto frio de verdade faz no Brasil”, disse o meteorologista idealizador do projeto e CEO da WS Consultoria Climatológica, William Siqueira. E também será possível, por exemplo, saber o quanto as atividades humanas afetam o ar naquela altitude, de acordo com Siqueira.
Uma das montanhas mais altas do Brasil
A Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, localizada na Serra da Mantiqueira, uma das cadeias montanhosas mais importantes do país. O local é também o ponto mais elevado da sua Serra e mais frio que as outras três montanhas mais altas do Brasil.
“A Pedra da Mina é mais alta, exposta (em relação ao Parque Nacional do Itatiaia). O vento ali é incessante. Vamos ter recordes”, disse Siqueira. Ele acredita que as temperaturas máximas no local não devem ultrapassar os 15°C.
Chegar até lá em cima, no topo da montanha, em um dia de tempo bom, leva em torno de dez horas de escalada. Foram vários os obstáculos, e a instalação que era planejada há mais de um ano, precisou ser adiada várias vezes. Mas, o maior problema que eles encontraram foi o sinal de internet para a transmissão dos dados em tempo real. Ele precisou ser ajustado diversas vezes.
A instalação foi feita pelos montanhistas da APSF Muriel Cintra, Júlio Carmo e Daniel Villela, que trabalharam em campo com o apoio técnico de Siqueira e do Professor José Alberto da UNIFEI. E no final deu tudo certo! Agora contamos com mais uma estação fornecendo dados importantes, que podem contribuir com a ciência do país!