Intensa tempestade de inverno deixam em alertas os EUA com temperaturas de -30°C, queda de neve e potencialmente mortal
Chuvas geladas, neve, ventos fortes e temperaturas extremamente baixas atingem os Estados Unidos. Os meteorologistas descrevem-na como potencialmente mortal e as autoridades emitem alertas para evitar consequências graves.
Os meteorologistas continuam monitorando e alertando sobre esta perigosa tempestade de inverno que durará todo o fim de semana prolongado. O Dia de Martin Luther King Jr. é comemorado na terceira segunda-feira de janeiro, então a próxima segunda-feira, dia 15, é feriado nos EUA, mas condições meteorológicas extremas podem complicar e cancelar os planos.
A partir de quinta-feira, dia 11, pela manhã, os modelos meteorológicos mostraram os maiores totais de neve na parte norte da área de Chicago, e foram realmente registrados até 25 e 30 cm, afetando especialmente a área da I-80.
É a segunda tempestade a atingir o centro e o leste dos EUA na mesma semana. A neve e os ventos fortes se moveram do noroeste para a região de Four Corners na noite de quarta-feira, 10 de janeiro, com nevascas afetando as terras altas do Arizona e do Novo México até quinta-feira.
O impacto desta chuva gelada, queda de neve e rajadas de vento forte, dando condições de nevasca, foi fortemente sentido na última sexta-feira, 12 de janeiro, no norte de Illinois, e as consequências do seu impacto também serão sentidas durante o fim de semana prolongado. A isso somam-se as temperaturas muito perigosas por serem extremamente frias entre a noite de sábado e pelo menos até terça-feira à noite.
Prevê-se valores de temperatura próximos ou até inferiores a -25°C, com sensações térmicas inferiores a -40°C, devido à ação do vento. Por esta razão, as autoridades pedem aos residentes do norte de Illinois, acima de tudo, que tomem medidas extremas de segurança. As solicitações incluem: não tentar manobras perigosas de remoção de neve, evitar viajar e dirigir durante essas condições meteorológicas extremas.
É necessária especial atenção ao aquecimento, que deve ser feito apenas com segurança, evitando criar ambientes hermeticamente fechados e mal aquecidos nas suas habitações (pois as concentrações de gases nocivos provenientes da combustão podem causar vítimas mortais). Além disso, pediram para limitar o tempo de exposição ao ar livre e usar roupas adequadas, uma vez que essas temperaturas frias não são registradas desde o inverno de 2019 na região.
Condições meteorológicas extremas em Chicago
Os moradores da região de Chicago já iniciaram o que seria um fim de semana prolongado com neve, vento forte e chuva congelada, devido à chegada desta poderosa tempestade de inverno. Desde a manhã de 12 de janeiro, houve centenas de cancelamentos de voos em aeroportos, rotas restritas, cortes de energia em Illinois e acúmulos significativos de neve.
À noite, mais de 7.000 voos foram atrasados e mais de 1.100 cancelados nos aeroportos O'Hare (855) e Midway (279) de Chicago, enquanto uma mistura de chuva congelada e neve continuava a cair, à medida que as temperaturas desciam.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), os maiores impactos nas viagens ocorreram principalmente nas áreas ao norte da I-80. Enquanto mais de 152 mil casas ficaram sem luz devido à tempestade, impossibilitando o aquecimento, em muitos casos. Outra rodada de neve e nevascas ocorreu durante a noite de sexta-feira (12), criando condições de nevasca.
Previsão de queda de neve e chuva congelante
O ciclone-bomba (ou ciclogênese explosiva) impactará o fim de semana prolongado no Centro-Oeste, incluindo Chicago, trazendo consigo condições significativas de tempestade de inverno e prováveis avisos de nevasca, que afetarão Iowa, Illinois, Indiana e Michigan. A recomendação de evitar viagens pelo Centro-Oeste permanece pelo menos até domingo.
O alerta de tempestade de inverno entrou em vigor na sexta-feira (12), para os condados de Lake, McHenry, DeKalb, Kane, DuPage, Central Cook, LaSalle, Kendall, Grundy e Northern Will em Illinois, bem como para o condado de North de LaPorte em Indiana e Condado de Kenosha em Wisconsin.
De acordo com o NWS, esse aviso deverá continuar até ao início da tarde de sábado (13). “Esperam-se fortes nevascas, ventos fortes e condições perigosas”, alertou o NWS. vento de até 80 km/h".
Mais de 66 milhões de pessoas permaneceram sob avisos climáticos de inverno, e os avisos se estendem de Oregon a Nova York. Centenas de mínimos históricos poderiam ser quebrados.
A neve também continuará na área dos Grandes Lagos, com probabilidade de formação de neve com efeito de lago após esta tempestade na noite de sábado (13). Na região central dos Estados Unidos, o frio extremo com temperaturas bem abaixo de zero permanecerá pelo menos até terça-feira.
Temperaturas de congelamento muito perigosas
Temperaturas extremamente frias e ventos perigosamente baixos são esperados na noite de sábado até terça-feira (16). O ar muito frio virá do Canadá para o sul e fará com que as temperaturas caiam em grande parte do centro-norte dos Estados Unidos.
Ventos gelados com rajadas combinadas com temperaturas de -25°C a -30°C deixarão a sensação térmica perto dos -40°C, deixando condições propícias para o desenvolvimento de queimaduras de frio na pele exposta em apenas 15 minutos. A sensação térmica em partes de Montana pode chegar a -56°C com a combinação de ar polar e vento neste fim de semana.