Internet no espaço: NASA e Nokia vão levar sinal 4G para a superfície da Lua

A NASA vê a internet como um item muito importante para o sucesso da missão Artemis 3. Junto com a empresa Nokia, vão instalar rede 4G na Lua para que os astronautas consigam se comunicar com a Terra, entre outras coisas.

astronautas, Lua, NASA
Ilustração artística de astronautas da missão Artemis 3 trabalhando na superfície da Lua. Crédito: NASA.

A missão Artemis 3 da agência espacial americana NASA vai marcar o retorno da humanidade à superfície lunar. Ela está planejada para ser lançada em setembro de 2026. O foguete Space Launch System (SLS) levará a cápsula Orion, a tripulação e suprimentos para a Lua em um único voo.

Serão 4 astronautas a bordo da missão, que durará cerca de 30 dias em órbita lunar. Dois deles descerão até a superfície, próximo ao Polo Sul lunar, onde passarão uma semana e coletarão amostras e dados, antes de retornar à órbita para se juntar à tripulação na jornada de volta à Terra. Essas informações coletadas lá irão expandir a nossa compreensão do Sistema Solar e do planeta Terra.

A missão Artemis 3 da NASA entrará para a história como o primeiro retorno da humanidade à Lua em mais de 50 anos.

E agora a novidade desta missão é que a NASA se juntou com a empresa de telefonia celular Nokia Corporation para instalar uma rede de internet 4G na Lua para que os astronautas consigam se comunicar com as pessoas aqui na Terra. Veja abaixo mais detalhes de como será isso.

Internet 4G na Lua

Com esse fato, a NASA também irá estabelecer uma nova era da comunicação espacial com a conectividade 4G na Lua, e pretende utilizar tecnologias já existentes nas missões Artemis anteriores para reduzir os custos.

A NASA e a Nokia firmaram uma parceria para desenvolver a primeira estação base de 4G da Lua, com lançamento previsto para o final de 2024, a bordo de um foguete da SpaceX.

traje dos astronautas da missão Artemis 3
Protótipo do traje espacial dos astronautas da missão Artemis 3 da NASA. Crédito: Axiom Space.

E a empresa Axiom Space, que desenvolve os trajes dos astronautas das missões Artemis, confirmou que o 4G da Nokia será o principal sistema de comunicação dos trajes da missão Artemis 3, chamados de AxEMU. Os trajes, que estão sendo feitos em colaboração com a marca de luxo Prada, irão custar um total de 285,5 milhões de dólares.

Com essa conexão nas suas vestimentas, os astronautas poderão gravar vídeos em HD e transmissões de voz a quilômetros de distância, podendo assim se comunicar com as pessoas aqui na Terra, inclusive falar com seus familiares.

O sinal de internet 4G nos trajes dos astronautas permitirá que eles capturem vídeos em tempo real e se comuniquem com a Terra, enquanto exploram a superfície da Lua.

O design da estação base 4G possui todos os equipamentos de uma torre de telefonia móvel normal, mas projetada para caber em um lander. Também será possível contato por voz a 2 quilômetros de distância do lander onde a base móvel ficará.

A base 4G deve ser instalada na Lua ainda em 2024. E o primeiro teste, chamado de Sistema de Comunicações da Superfície Lunar (LSCS, na sigla em inglês), deve acontecer entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

base internet 4G na Lua
Conceito da estação base 4G na Lua mostrando antenas da rede da Nokia. Crédito: Intuitive Machines/Nokia Bell Labs.

Contudo, a NASA precisa aguardar o lançamento da missão Intuitive Machines 2 (IM-2), que deve acontecer no último trimestre de 2024 (sem tripulação). Essa missão vai levar o novo lander com a estação base e dois receptores 4G para começar os testes na Lua. A tecnologia será usada para se comunicar com o rover Lunar Outpost e o hopper da nave.

E a Axiom também deve testar os trajes para avaliar a resistência às condições do ambiente lunar antes da missão Artemis 3.

Os desafios

Um desafio para a Axiom é garantir que as vozes – que soam diferentes na atmosfera pressurizada do traje espacial – sejam captadas corretamente pelos microfones no capacete dos astronautas.

Para a Nokia, o desafio é tornar os componentes da base mais resistentes à radiação e à temperatura do ambiente espacial, além de garantir que o gerenciamento da rede seja autônomo e autoconfigurável.

Referência da notícia:

Nokia Corporation. "Nokia and Axiom Space partner to enable high-speed cellular network capabilities in next-gen lunar spacesuits". 2024.