Inundações catastróficas em Hong Kong: 158 mm em 1 hora marcam um novo recorde incrível de precipitação
O remanescente do tufão Haikui trouxe chuvas recordes. Nunca, desde 1884, a cidade chinesa registrou tamanha intensidade de precipitação. As inundações repentinas varreram tudo em seu caminho.
O Observatório de Hong Kong, a agência meteorológica da cidade reportou um novo recorde horário de precipitação: 158,1 milímetros na última hora da quinta-feira, dia 7, o maior valor desde que os registros começaram, em 1884.
No final do dia, as autoridades da cidade chinesa disseram que vários distritos foram inundados e que os serviços de emergência estavam realizando operações de resgate. O público foi obrigado a permanecer em local seguro, segundo informou a AFP.
“Chuvas fortes causarão inundações repentinas”, alertou o Observatório. “Os residentes que vivem perto dos rios devem permanecer alertas às condições meteorológicas e considerar a evacuação” se as suas casas forem inundadas, acrescentaram.
Remanescente de Haikui provocou chuvas recordes em Hong Kong
No início da semana, o tufão Haikui deixou um rastro de destruição em Taiwan antes de cruzar o estreito e atingir a província chinesa de Fujian na terça-feira (05). O observatório de Hong Kong disse que as últimas chuvas fortes foram causadas "pela baixa pressão associada ao remanescente de Haikui".
A massa de água avançou pela cidade com toda a sua fúria como se fosse um rio, segundo as imagens partilhadas nas redes sociais, atingindo grande altura e submergindo automóveis e impedindo o normal acesso a habitações e comércios.
Além disso, ocorreram graves perturbações na rede metroviária com a intrusão de água nas estações.
Fortes chuvas também foram registradas no vizinho centro tecnológico chinês de Shenzhen. A cidade preparou-se para descarregar água dos seus reservatórios, segundo autoridades de Hong Kong, o que, segundo eles, poderia levar a inundações em partes do norte de Hong Kong.