Inundações repentinas deixam um cenário assustador na Itália
As chuvas torrenciais dos últimos dias afetaram os vales no interior da Ligúria, na Itália, principalmente a região de Savona. Veja aqui os vídeos!
Com a chegada do primeiro fenômeno climático de outono, a temporada de enchentes começou na região da Ligúria, na Itália. Na última segunda-feira, 4, um sistema de tempestades se desenvolveu rapidamente ao longo da costa de Savona, entre Pietra Ligure e Loano, absorvendo o ar quente e úmido do mar, que ainda está relativamente quente em superfície nesta época.
Segnalati forti criticità ed eventi #alluvionali in alta valle #Bormida. Questo video riporta la situazione a #Pontinvrea, nel savonese.
— PCProvAL (@PCProvAL) October 4, 2021
Vi invitiamo a non recarvi in queste zone se non in caso di estrame necessità e a rimanere lontani da #guadi, #ponti, e #torrenti. pic.twitter.com/1612IPmpIN
Como costuma acontecer durante as tempestades que afetam a Ligúria, uma tempestade "auto-sustentável" se formou rapidamente ao longo de uma linha de confluência de ventos nas camadas baixas, dentro de um fluxo de ventos úmidos e quentes de Sirocco e Mistral, que ascendeu do Mar Tirreno e tornou-se fortemente úmida, impactando nas costas de Gênova e Savona oriental.
E foi nesta região que o fluxo de umidade de Sirocco foi bloqueado pelas correntes mais frias de Tramontana (massas de ar que se deslocam do 'Po Valley' em direção às áreas de Asti e Cuneo), que já haviam começado a transbordar das passagens dos Apeninos na área de Savona, no último domingo.
[4/10-8.40] #AllertaMeteoLIG
— Regione Liguria (@RegLiguria) October 4, 2021
️ Il Letimbro a Savona. Si segnalano allagamenti in città
️ Criticità anche sull'Erro a Pontinvrea pic.twitter.com/qJKHo5R2Ax
Isso fez com que o ar úmido marítimo, de origem continental subtropical, subisse repentinamente, favorecendo a geração de grandes nuvens cumulonimbus no trecho da costa entre Savona e Gênova, que, posteriormente, continuaram a dar suporte ao sistema de tempestades de mesoescala sobre os vales do interior de Savona, onde ocorreram acúmulos impressionantes de chuva.
A causa del maltempo la situazione è già difficile e drammatica in Liguria. È esondato il fiume Letimbro e sta provocando notevoli danni specie in provincia di Savona nella zona di Santuario. pic.twitter.com/J09g4VvZgw
— Marco M.M. (@MMmarco0) October 4, 2021
Em Savona, as chuvas caíram ao longo do dia, com intensas tempestades movendo-se para o interior da região. A estação de Cairo Montenotte registrou 859 mm de precipitação em 24 horas, com 496 mm destes caindo em apenas 6 horas.