Inundações voltam a ocorrer em Petrópolis e há alerta para mais chuva
Frente fria tem contribuído para chuvas intensas e elevados volumes no estado do Rio de Janeiro. Alagamentos e inundações voltaram a atingir a região de Petrópolis e há alerta para mais chuva nas próximas horas.
A atuação de uma frente fria contribui para chuvas volumosas entre o litoral norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro desde a noite do último sábado (19). No entanto, foi no primeiro dia do outono que as chuvas mais intensas atingiram o sul do Rio de Janeiro e nesta tarde de domingo (20), novamente a região serrana. Infelizmente a previsão e os alertas da Meteored Brasil se confirmaram e trazem à memória o evento extremo que provocou mais de 230 mortos.
Segundo informações da Defesa Civil, em pouco mais de 1 hora choveu 216 mm no bairro São Sebastião, em Petrópolis, quase o volume de 250 mm esperado para todo o mês de março. Infelizmente a chuva não tem hora pra parar na cidade. Há alerta para a continuidade da precipitação de moderada à forte intensidade nas próximas horas.
A secretaria de Defesa Civil ainda recomenda à população que se desloque para um dos 19 pontos de apoio, espalhados pelo município, que são alternativas para quem precisar sair da sua residência. Todo o efetivo está empenhado para o atendimento de possíveis ocorrências.
Segundo as estações do INMET e do Cemaden, os acumulados estão acima dos 100 mm no período de 1 hora. Mesmo com a divergência de informações em relação ao volume de chuva, as imagens demonstram o impacto devastador de muito volume em pouco tempo e o terror da população.
Em primeiro momento, uma imagem que não traz o arrastar de carros e ruas transformadas e com intensas correntezas, mas capta o terror de uma mulher tentando sair pela janela do próprio veículo.
As imagens seguintes já demonstram a força da água arrastando vários carros com se fossem de brinquedo, e nos faz imaginar se não os passageiros conseguiram sair em tempo em virtude das imagens do vídeo anterior e dos evento que ocorreu no mês anterior.
Outra imagem um pouco mais leve traz muita água correndo pelas ruas e arrastando bastante terra e sujeira. Como já foi dito acima, as chuvas vão continuar nas próximas horas com redução no decorrer da próxima madrugada.