Inverno histórico na Austrália: o maior acúmulo de neve em 54 anos!
Causadas por uma frente fria, tempestades fortes varreram o território australiano e, junto a uma massa de ar extremamente frio, formaram uma quantidade de neve tão grande que assustou moradores.
No primeiro dia de inverno, a Austrália presenciou um acontecimento incomum: a maior deposição de neve dos últimos 54 anos neste período do ano foi registrada no sul do país. Até 30 cm de neve foram observados em regiões alpinas e locais de baixa altitude.
É necessária uma massa de ar excepcionalmente fria para causar um fenômeno de tamanha escala em território australiano. Em Nova Gales do Sul, as temperaturas permaneceram abaixo de -3ºC ao longo de dias inteiros. Na estação meteorológica Thredbo Top, a temperatura chegou a -6,9°C.
Mas para piorar a situação, os ventos muito fortes e a umidade do ar fizeram com que a sensação térmica fosse muito menor do que as temperaturas reais, chegando a cerca de -21°C, um valor impressionante para o país.
A grande quantidade de neve em um período tão precoce do ano é inesperada e pegou muitas pessoas de surpresa. A temporada de esqui está se iniciando e acredita-se que será a melhor em décadas, devido à quantidade exorbitante de neve que está sendo depositada no país.
Por outro lado, em Nova Gales do Sul, tempestades associadas a este sistema causaram grande destruição. Em Sydney, particularmente, há alertas de frio intenso vigentes para os próximos dias. Na Ilha Lord Howe, rajadas de vento podem chegar a 100 km/hora, com ondas de até 5 m de altura.
O que causou um episódio de neve tão intenso na Austrália?
A neve foi causada por uma massa de ar extremamente frio que penetrou o país após a passagem de uma frente fria, por sua vez formada por um sistema de baixa pressão - de maneira similar ao que ocorre na região Sul do Brasil durante o inverno. O fenômeno foi ainda impulsionado por alguns fatores climáticos:
- Um deles é a presença de La Niña, que impulsiona a formação de tempestades e precipitação em boa parte do país, aumentando o risco de ciclones tropicais e fenômenos como enchentes;
- E o outro é a Oscilação Antártica, que se localiza em fase negativa e, portanto, potencializa sistemas de baixa pressão, tempestades e chuva sobre o território australiano.
As previsões indicam que o frio na Austrália vai passar?
Infelizmente não. A partir de agora, o frio só vai se intensificar. Nesta quinta-feira (02), são esperadas condições mais amenas e secas no leste e sudeste australianos, mas novas frentes frias já podem se formar nos dias seguintes, fazendo com que o frio e a chuva retornem com força.
Já na sexta-feira (03), uma frente fria está para se formar e trará mais uma boa quantidade de neve. Outro sistema similar deve atingir o país durante a segunda semana do mês. Ao total, a quantidade de neve registrada deve exceder 1 metro em poucos dias, um feito histórico para este período do ano.