Islândia em alerta: evacuação de uma cidade devido a uma possível erupção vulcânica
A Islândia declarou estado de emergência depois de 800 terremotos terem ocorrido em 14 horas. De acordo com números preliminares, o maior tremor teve magnitude de 5,2.
A Islândia declarou estado de emergência e a polícia instruiu os residentes a evacuarem a cidade costeira de Grindavík após uma forte onda de terremotos no sudoeste do país que estão ligados a uma possível erupção vulcânica.
Cerca de 800 sismos foram registrados entre a meia-noite de quinta-feira e as 14h00 de sexta-feira, os mais superficiais a uma profundidade entre 3 e 3,5 quilômetros, segundo o Gabinete Meteorológico Islandês.
A Agência de Proteção Civil da Islândia afirmou que um túnel de magma em formação poderia chegar a Grindavík. No entanto, até à noite de sexta-feira (11), era impossível saber se o magma poderia subir à superfície e aonde, segundo as autoridades.
Magma é uma mistura de rocha fundida e semifundida encontrada abaixo da superfície da Terra e pode causar uma erupção quando sobe à superfície, transformando-se em lava.
As autoridades instruíram os residentes a evacuarem com calma e ressaltaram que não há perigo iminente. O cenário mais provável é que demore vários dias para o magma chegar à superfície.
Lagoa Azul da Islândia fechada
A Lagoa Azul é uma piscina termal mundialmente famosa, e está fechada devido à atividade sísmica atual. Cerca de 1.400 terremotos foram registrados nas 24 horas antes do meio-dia de quinta-feira (9), e outros 800 nas primeiras 14 horas da sexta-feira (10).
A piscina, o spa, hotéis e restaurantes da Lagoa Azul fecharam no dia 9 de novembro e têm reabertura prevista para as 7h do dia 16 de novembro, segundo comunicado no site.
Atividade vulcânica na Islândia
A Islândia fica sobre um limite de placa tectônica que se afasta continuamente, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. Existem 32 vulcões ativos no país.
Desde 2021, uma erupção ocorreu quase a cada 12 meses, com a última ocorrendo em julho de 2023 ao sul de Reykjavík, a capital. O país também ganhou as manchetes em todo o mundo em 2010, quando a erupção do vulcão Eyjafjallajokull forçou a suspensão do tráfego aéreo na Europa durante duas semanas.