Japão treme com forte terremoto de 7.3 e é emitido alerta de tsunami
O fenômeno atingiu uma magnitude de 7,3 e ocorreu às 23h36, horário local, 11h36 na Argentina. Isso foi relatado por usuários nas redes sociais.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu nesta quarta-feira (16) um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7.3 ocorrido na costa de Fukushima e Miyagi, no nordeste do país. O terremoto ocorreu às 23h36, hora local, e a uma profundidade de 60 quilômetros, conforme relatado.
O comunicado alerta que as alturas do tsunami chegam a 1 metro acima dos níveis normais da maré, com as ondas iniciais atingindo a costa por volta da meia-noite, horário local. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA, não se espera um tsunami em toda a bacia do Pacífico neste momento.
Da usina nuclear de Fukushima, foi anunciado que se está analisando se houve algum dano às instalações. A usina está em processo de desmantelamento desde a crise nuclear desencadeada pelo terremoto e subsequente tsunami de 2011.
Nesta ocasião, o epicentro estava a 89 quilômetros do devastador terremoto de 2011 que provocou um tsunami com ondas de 9 metros e deixou 22 mil mortos ou desaparecidos.
O terremoto de 2011 no Japão teve uma magnitude de 9,1, cerca de 63 vezes mais forte, e liberou cerca de 500 vezes mais energia do que o terremoto de quarta-feira.