Jerusalém coberta com 20 cm de neve em raras condições de inverno
Partes de Israel e regiões vizinhas sofreram com fortes nevascas no início desta semana. Em Jerusalém estradas foram bloqueadas e houve fechamento de escolas. Confira as imagens impressionantes.
Moradores da cidade de Jerusalém acordaram na última quinta-feira, 27 de janeiro, e encontraram as ruas cobertas com cerca de 20 centímetros de neve, que se acumularam quando a região foi atingida pela tempestade Elpis.
A neve é uma ocorrência rara nos territórios israelenses e palestinos, com a área normalmente experimentando nevascas uma vez a cada poucos anos, e quase nunca na quantidade que foi vista esta semana. Enquanto a maioria dos lugares registrou cerca de 20 cm (8 polegadas), o serviço meteorológico de Israel informou que algumas áreas em Jerusalém acumulou-se mais de 25 centímetros durante a noite da quarta-feira (26).
A polícia e as equipes de limpa-neves trabalharam durante a noite para limpar as estradas, mas a maioria das principais rodovias que levam a Jerusalém foram bloqueadas na manhã de quinta-feira (27). Além disso, as condições levaram ao cancelamento de voos, bem como ao fechamento de escolas, para o deleite das crianças em idade escolar.
O clima incomum se deu com passagem da tempestade Elpis, que afetou grandes áreas do Mediterrâneo oriental nos últimos dias. Da mesma forma, neve pesada caiu na Grécia e na Turquia no início desta semana, causando vários problemas.
As condições de inverno não duraram muito em Jerusalém, com o aumento das temperaturas significando com chuva entre a quinta-feira (27) e a sexta-feira (28).