Lago rosa desperta curiosidade de cientistas e vai despertar a sua
Um lago na Austrália com coloração rósea vai atrair a sua curiosidade como atrai tantos cientistas em todo o mundo. Eu te conto o porquê desse tom chiclete nesse lago e já adianto não tem nada a ver com as mudanças climáticas.
Minha cor preferida? O rosa ! E eu não conhecia esse lago rosa incrível que faz um contraste com a vegetação verdinha, quando é verão. É um ponto turístico da região e se você não conhecia como eu, te convido a essa leitura onde te conto tudo. Você vai ficar curioso, que eu sei, vem comigo!
Para descobrir sobre a cor rosa foi usada uma técnica muito conhecida de todos nós: análise de DNA. O primeiro pensamento que vem quando se fala DNA é sobre a paternidade de alguém, não é mesmo?
Pois é, o Lago Hillier causou curiosidade e a técnica usada para descobrir o porquê da cor rosa foi através de um sequenciamento de DNA. Te explico: é um método que codifica a sequência de nucleotídeos que compõem o nosso material genético, no caso é material genético do Lago Hillier.
Esse lago lindo fica na Ilha Middle na costa sul da Austrália Ocidental. É o maior do conjunto de ilhas que compõem o arquipélago de Recherche na região de Goldfields-Esperance. São 15 hectares de beleza e atrai a curiosidade de cientistas, inclusive do cientista Scotte Tighe da Universidade de Vermont, em Burlington, Estados Unidos.
Como tudo começou
A empresa Ken McGrath de genômica microbiana em Brisbane, Austrália, já coletava amostras da água e sedimentos do Lago Hillier e o pesquisador Tighe resolveu se juntar a ela para descobrir o porquê da cor rosa chiclete.
Tighe se interessou pelo assunto porque ele cria perfis genéticos de ambientes para descobrir micróbios novos. Ele é o co-fundador da empresa Extreme Microbiome Project (XMP) que trabalha com isso.
O cientista juntou uns colegas e a empresa Ken MacGrath para juntos analisarem amostras da água usando uma técnica chamada metagenômica que é o tal sequenciamento de DNA que já falei.
Afinal, por que esse lago é rosa?
Ele tem a cor rosa devido a um conjunto diversificado de microrganismos que gostam de sal, aliás de muito sal. O Lago Hillier é hiper salgado, mais salgado que o oceano, muito semelhante à salinidade do mar Morto.
O lago contém quase 500 extremófilos, são uma mistura de micróbios, algas, bactérias, archaea, “bichinhos” microscópicos. Um subgrupo chamado halófilos, amam sal, ou melhor, amam muito sal e são coloridos: roxos, vermelho-alaranjados, vermelhos. E essa mistura boa faz o lago ficar nesse luxo, um rosa maravilhoso.
O cientista Tighe supõe que os microorganismos são coloridos porque fornecem alguma proteção contra a salinidade do lago.
Mais uma curiosidade: o Lago Hillier foi descoberto em 1802, pelo pesquisador, navegador e explorador da Inglaterra Matthew Flinders. Na sua equipe estava William Hillier que morreu de dissenteria durante a expedição de descoberta e por esse motivo o lago chama-se Hillier. O Lago Hillier é preservado para manter suas propriedades e continuar encantando o mundo.
Existem outros lagos com essa coloração rósea na Austrália e também o Lago Retba, em Senegal.
Um dia rosa pra você. Saudações Meteorológicas!