Lençóis Maranhenses: saiba quando ir e como aproveitar a baixa temporada

Os Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais visitados no Brasil, e encanta turistas de todo o mundo com as suas dunas e lagoas de água cristalinas. Veja quando visitar e como curtir a baixa temporada.

Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são um deserto de areia branquinha com muitas piscinas naturais formadas pela água da chuva. Crédito: Maurício Oliveira.

Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Esse é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, e atraem turistas do mundo todo em busca do fenômeno único das lagoas de águas cristalinas entre as várias dunas de areias.

As lagoas de água doce entre as dunas de areia fina formam um cenário único e espetacular, que é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses.

Acompanhe conosco qual a melhor época para visitar esse local e como aproveitar também a baixa temporada.

Qual o melhor período para ir visitar?

A alta temporada, ou seja, quando são esperados mais turistas, acontece no segundo semestre do ano, durante e logo após as chuvas, entre os meses de junho e setembro (em Santo Amaro do Maranhão até meados de outubro), especialmente em julho, por conta das férias escolares. É neste período que as lagoas estão cheias e o sol está brilhando forte; a melhor época para ir visitar.

Nesse período, você vai encontrar as lagoas em seu volume máximo do ano, devido às chuvas dos meses anteriores que abasteceram o local. O tempo nessa época fica predominantemente firme.

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses na alta temporada. Crédito: Irlen Menezes/Blumar Turismo.

Para conhecer os Lençóis Maranhenses com tranquilidade, cerca de uma semana é o ideal, especialmente se você quiser visitar as três cidades base que ficam ao redor do Parque: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão, e explorar todas as atrações por lá. Essas cidades oferecem excelentes opções de lazer, boa gastronomia e imersões culturais o ano todo.

Em 2023, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu cerca de 408 mil turistas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). As principais lagoas que você pode visitar são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, as mais belas, que ficam em Santo Amaro. Você vai se impressionar com a beleza!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado este ano como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O título aumentará a visibilidade global da região, atraindo mais turistas de todo o mundo.

Outras opções de passeios pela região são: conhecer a praia do Caburé e praias em Atins, passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga, passeios de barco e até se aventurar em tour em veículos 4x4.

Outra coisa que vale muito a pena você fazer é assistir ao pôr-do-sol no alto das dunas ou em uma das lagoas. Será um momento inesquecível! O cenário é lindo!

Baixa temporada nos Lençóis Maranhenses

A baixa temporada ocorre no período de seca, de outubro a dezembro, quando quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, que era cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. Nesses meses, a região recebe menos turistas.

Mas a verdade, no entanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias. O período mais árido não tira o brilho de conhecer a região. Então, até nesse período seco você pode curtir esse destino incrível.

Lençóis Maranhenses no período de seca
Os Lençóis Maranhenses no período de seca. Crédito: Gisele Rocha.

Nesses meses, as hospedagens estão com valores bem mais baratos, inclusive os serviços prestados ficam muito melhores. Também, os valores dos passeios são mais baixos. O parque está mais calmo e é possível sentir a autenticidade do lugar.

Santo Amaro, Caburé (praia) e Atins são os locais que têm mais chances de ainda haver alguma poça d' água na baixa temporada. Neste período em que as lagoas estão secando, você pode praticar esportes como kitesurf (esporte aquático que utiliza uma pipa) e windsurf (também conhecido como prancha à vela).

Agora que você já conhece mais sobre o destino, coloque na sua agenda com um próximo lugar para conhecer com a família ou amigos. Você vai se surpreender!