A maior árvore do planeta é coberta para ser protegida de incêndios
A famosa árvore conhecida como General Sherman foi coberta por cobertores de alumínio junto com outras árvores antigas dentro do Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia. O complexo de incêndios de quase 3.000 hectares está localizado a poucos quilômetros de distância.
No ano passado falamos na Meteored Brasil quais são as árvores mais famosas do mundo, e essa lista não poderia ser encabeçada por outra árvore que não a conhecida como General Sherman, localizada na Califórnia (Estados Unidos).
Agora, as notícias e imagens que vêm do Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia, não são nada agradáveis ... o icônico General Sherman está sendo envolvido pelos bombeiros em cobertores de alumínio para protegê-lo do fogo.
O incêndio da Colônia, a ameaça latente
De acordo com a BBC, as chamas continuam a assolar a reserva natural e as autoridades temem que o fogo possa atingir um lugar chamado Floresta Gigante, que abriga algumas das maiores árvores do mundo.
O complexo do incêndio de 10.000 acres, que foi aceso por um raio na noite de 9 de setembro, está queimando a pouco mais de um quilômetro da Floresta Gigante. O complexo é composto pelo Fogo do Paraíso e pelo Fogo da Colônia. Os incêndios mataram milhares de sequoias, algumas tão altas quanto edifícios e com milhares de anos.
O Parque Nacional está fechado ao público porque o Fogo da Colônia, um dos dois ativos no Parque Nacional da Sequóia, deve chegar à Floresta Gigante nos próximos dias.
Cubra árvores e placas icônicas
As sequoias são altamente resistentes ao fogo e evoluíram ao longo dos anos para sobreviver às chamas cada vez mais frequentes nesta região do planeta. Mas, nesta ocasião, a extraordinária intensidade dos incêndios pode acabar derrotando essas árvores, como aconteceu no ano passado com o chamado incêndio do castelo que matou milhares de sequoias.
Os bombeiros envolveram não apenas a base do General Sherman e outras árvores com cobertores protetores, também cobriram alguns dos pôsteres mais famosos do parque. O envoltório de alumínio usado pode suportar calor intenso por curtos períodos de tempo e, de acordo com autoridades federais, este material tem sido usado há anos em todo o oeste dos Estados Unidos para proteger estruturas sob ameaça de incêndio.
Mais fatos surpreendentes sobre o General Sherman
O General Sherman é considerado a maior árvore do mundo do ponto de vista volumétrico, com um total de 1487 m3. Ele mede 83,8 m de altura (o mais alto do planeta, denominado Hyperion, mede 115,5 me está localizado no Parque Nacional Redwood também na Califórnia) e tem entre 2300 e 2700 anos de idade.