Mapa global colorido e de alta resolução de Marte é criado pela primeira vez por cientistas chineses

Cientistas conseguiram criar, pela primeira vez, um mapa global colorido e de alta resolução de Marte, que revela detalhes sem precedentes da superfície do planeta vermelho. Saiba mais aqui.

mapa de Marte
O primeiro mapa global colorido e de alta resolução de Marte. Crédito: Science China Press.

Primeiramente, vamos falar da Tianwen-1. Em julho de 2020, a China alcançou um marco importante na exploração espacial com o lançamento da missão Tianwen-1, que entrou em órbita ao redor de Marte, com o objetivo principal de investigar a geologia e a estrutura interna do planeta.

A missão, planejada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), contava com a sonda Tianwen-1 que transportava um rover, o Zhurong, que pousou com sucesso no solo marciano em maio de 2021. A Tianwen-1 acumulou uma grande quantidade de imagens da superfície de Marte através de sensoriamento remoto.

Agora, com esses dados, uma equipe de cientistas da Academia Chinesa de Ciências (CAS) conseguiu combinar as imagens e criar o primeiro mapa global de imagens coloridas de alta resolução de Marte. O resultado inédito foi divulgado recentemente em um artigo na revista Science Bulletin.

O mapa detalhado de Marte

O novo mapa, chamado de Tianwen-1 Mars Global Color Orthomosaic 76 m v1, possui uma resolução espacial de 76 metros por pixel e uma precisão horizontal de aproximadamente 68 metros. Foi possível também reduzir o desvio de posição entre as imagens individuais para menos de 1 pixel e criar um mosaico global "contínuo".

As cores reais da superfície do planeta vermelho foram obtidas graças aos dados adquiridos pelo Espectrômetro Mineralógico de Marte (MMS, na sigla em inglês), o gerador de imagens hiperespectrais a bordo da sonda Tianwen-1, enquanto a correção de cores permitiu a uniformidade global das cores.

Este novo mapa, atualmente o de maior resolução disponível, pode servir como base para futuras missões, incluindo aquelas que levarão humanos a Marte.

A sonda Tianwen-1, equipada com o instrumento MoRIC (Moderate Resolution Imaging Camera), foi capaz de capturar 14.757 imagens com resoluções entre 57 e 197 metros, durante suas 284 órbitas ao redor de Marte. Além disso, o espectrômetro MMS da sonda coletou 325 faixas de dados nas bandas visível e infravermelho próximo, com resoluções espaciais variando de 265 a 800 metros, proporcionando assim uma cobertura global da superfície marciana.

Vale lembrar que mapas globais de Marte já foram criados anteriormente, mas a resolução espacial era bem menor e sem imagens coloridas nítidas. Este novo mapa de Marte é o único em cores reais.

Comparação das imagens do MoRIC antes/depois de vários processamentos de correção (IMAGE): (a) dados usados como entrada, (b) imagem corrigida pela correção atmosférica, (c) imagem corrigida pela correção fotométrica e (d) imagem corrigida após a correção de cor. Crédito: Science China Press.

Este mapa é atualmente o mapa global em cores reais de Marte com a mais alta resolução e melhora significativamente a resolução e a autenticidade das cores dos mapas anteriores do planeta.

Além de poder observar as verdadeiras cores da superfície de Marte, o mapa será fundamental na escolha de locais para novos exploradores robóticos e, no futuro, será uma ferramenta essencial que dará suporte para as missões tripuladas a Marte planejadas pela agência espacial americana NASA e pela China, previstas para o início das décadas de 2030 e 2040.

Referências da notícia:

Liu, J. et al. A 76-m per pixel global color image dataset and map of Mars by Tianwen-1. Science Bulletin, v. 69, n. 14, 2024.

Universe Today. “A Global Color Map of Mars, Courtesy of China’s Tianwen-1 Mission”. 2024.