Mau tempo na Europa: veja os vídeos das graves inundações na Suíça, Itália e França
Chuvas torrenciais com deslizamentos de terra e transbordamento de rios deixaram várias áreas no norte da Itália em estado de emergência, além de pessoas desaparecidas e vítimas na Suíça e na França.
Imagens impressionantes de chuvas torrenciais com inundações repentinas e transbordamentos de rios foram capturadas durante o último fim de semana de junho em parte da Europa. O tempo extremo foi destaque no norte da Itália, na França e no sul da Suíça.
As enchentes repentinas colocaram em risco a vida de moradores e turistas na região do vale alpino, um dos locais mais afetados pela queda excessiva de água em pouco tempo. Esta situação não só gerou grandes danos materiais e um cenário de destruição, como também deixou mortos e feridos. As autoridades locais procuram uma pessoa desaparecida.
Suíça: pelo menos quatro mortos e um desaparecido
Na semana passada recebemos imagens chocantes de inundações na região de Zermatt, uma cidade turística no sul da Suíça localizada a uma altitude de aproximadamente 1.600 metros, sob o icônico cume de Cervino. Lá, uma forte tempestade causou inundações na semana passada. Infelizmente, a mesma região foi atingida no último fim de semana por intensas chuvas.
O deslizamento de terra e lama provocados pela forte chuva no terreno íngreme deixaram pelo menos quatro mortos já identificados na zona do vale. No momento da redação deste artigo, os serviços de emergência ainda estão trabalhando para tentar localizar uma pessoa desaparecida.
Perto da cidade de Locarno, especificamente na zona de Fontana, no Vale Maggia, rodeada de pequenas aldeias pitorescas com tradicionais casas de pedra, vinhas e quintas sofreram as consequências das chuvas.
Infelizmente, as autoridades detectaram um grande deslizamento de terra com vítimas. Três pessoas morreram no Vale Maggia. Parte da pequena ponte rodoviária de Visletto desabou.
Além disso, a polícia do cantão suíço de Valais informou que outro homem foi encontrado morto em um hotel em Saas-Grund. A investigação indica que ele pode ter sido surpreendido pelas inundações repentinas que não lhe deram tempo para procurar outro lugar seguro.
A destruição mostrada em vários vídeos viralizou nas redes sociais. Foram horas de desespero. Por exemplo, os acampamentos localizados ao longo do rio Maggia tiveram que ser evacuados. Mais a norte, o rio Ródano transbordou em várias zonas do cantão de Valais, inundando uma estrada e uma linha ferroviária. Três outros vales da região ficaram inacessíveis aos veículos.
De acordo com um comunicado de imprensa da polícia do cantão de Valais, um homem de 52 anos está desaparecido desde sábado e as autoridades ainda o procuram no povoado de Binn.
Inundações na Itália: resgates perigosos
O norte da Itália também recebeu, no último fim de semana, o impacto direto de tempestades significativas, que provocaram mais deslizamentos de terras, transbordamentos e inundações, como pode ser visto em vídeos nas redes sociais.
Entre o Piemonte e o Vale de Aosta ocorreram inundações chocantes que causaram o transbordamento dos canais de água. As chuvas repentinas destruíram vários pontos turísticos. As autoridades estimam um valor preliminar de cerca de 150 mm de chuva acumulada em pouco tempo em Noasca e mais de 90 mm em Cogne.
A situação é mais crítica nos vales de Orco, Soana e Lanzo. Durante as horas de caos absoluto, os bombeiros confirmaram mais de 80 operações de resgate realizadas, evacuando dezenas de pessoas no norte de Piemonte.
Foram resgatados dois adultos e um bebê de 3 meses, entre Montanaro e San Benigno Canavese. A família ficou presa dentro de um carro devido à enchente do rio Orco, segundo os bombeiros.
Tempo extremo na França deixa três mortos
Enquanto isso, na França, o departamento de Haute-Saône, perto da fronteira com a Suíça, também foi atingido por fortes tempestades durante a noite. “Ontem à noite, Haute-Saône foi atingida por violentas tempestades com fortes chuvas e rajadas de vento”, disse o governo local em um comunicado de imprensa.
Infelizmente, três pessoas morreram no último fim de semana no norte do país, depois que uma árvore de cinco metros de altura caiu sobre o veículo delas, perto da cidade de Brienne le Chateau, no departamento de Aube.
As fortes rajadas de vento que derrubaram árvores tiraram a vida destas três pessoas e um quarto ocupante do carro ficou gravemente ferido, segundo os bombeiros. Nas fortes tempestades que se deslocaram do sudoeste para o nordeste da França no fim de semana, foram registradas rajadas de vento de até 107 km/h no departamento de Aube, arrancando árvores e causando danos a várias estruturas.