Monções na Índia: chuva volumosa provoca desabamento de prédio
Prédio desaba no oeste da Índia e deixa mortos e feridos. Com o avanço de monções pelo oeste indiano entre os meses de junho e setembro, é recorrente o colapso de edificações. A quarta-feira (09) marcou o início da temporada de chuvas intensas no país.
Nesta última quarta-feira (09) a chuva ocorreu de forma intensa no oeste da Índia, mais especificamente em Mumbai, devido ao início da temporada das monções que dura cerca de quatro meses, de junho a setembro.
Com volumes expressivos, uma chuva persistente e, por consequência, solo bastante encharcado, as edificações não resistem e muitas das vezes desabam, o que infelizmente tem se tornado cada vez mais recorrente no país durante esta época do ano. Desta vez, o desabamento de um prédio de pequeno porte foi suficiente para deixar 11 mortos e 7 feridos.
Entre as vítimas fatais, estão 8 crianças segundo informações da agência de notícias France Presse. Entre os feridos, 6 encontram-se estáveis, mas uma mulher de 30 anos apresenta estado crítico. O prédio desabou na noite da quarta-feira após um dia intenso de chuva provocada pelas monções.
Mumbai
O prédio de três andares fazia parte de uma área carente da cidade de Mumbai, o complexo New Collector localizado no bairro Malad West de Bombaim. Trata-se da maior cidade da Índia, sendo bastante populosa e considerada como o centro financeiro do país.
Apesar disso, existem muitas áreas carentes em que estruturas deixam a desejar. Em decorrência disso, muitas fundações de estruturas mal construídas não resistem à força da natureza. Monções têm uma temporada de quatro meses na Índia, duram de junho a setembro acumulando um volume de precipitação altamente expressivo.
Vale lembrar que no ano passado, também em Mumbai, um prédio de quatro andares desabou e deixou 10 mortos. Ainda em 2019, mas no norte da Índia, na cidade Solan, 14 pessoas morreram depois que um prédio de três andares desabou com as fortes chuvas.
O que é monção
Monção é um padrão de ventos que mudam de direção entre as estações de inverno e verão. Eles provocam verões úmidos e invernos secos para as regiões em que eles sopram. Ou seja, monção é o padrão de vento que faz com que chuvas torrenciais de verão ocorram.
Geralmente, as áreas mais afetadas pelas monções estão no sudeste da Ásia e na África Ocidental, mas por vezes, este padrão de ventos também afeta áreas na Austrália.
As monções de verão ocorrem devido a variação de temperatura do ar sobre a terra e o oceano. Esses ventos então sopram de áreas mais frias para áreas mais quentes. Os ventos de monções são pesados com a umidade da água que evapora do mar, então esta umidade cai sobre a terra em forma de chuvas torrenciais. De modo geral, as monções de verão vêm de oeste.
As monções de inverno também ocorrem devido a diferença de temperatura, mas de forma contrária. O ar acima do solo fica mais frio que o ar acima do mar. Os ventos então que vêm da terra transportam pouca umidade, por isso, o inverno mais seco. De forma contrária as monções de verão, as de inverno vêm de leste.