Monitor de Secas atualizado mostra avanço da seca no Centro-Oeste e Sudeste. O que esperar para as próximas semanas?

Monitor de Secas atualizado aponta avanço da seca no Centro-Oeste e Sudeste durante o mês de maio. No Nordeste, três estados estão sem seca relativa. Confira a previsão.

Mato Grosso do Sul
Rio Perdido, localizado em Caracol no Mato Grosso do Sul, está totalmente seco. Monitor de Secas mostra avanço da seca na região Centro-Oeste. Foto: Reprodução.

O inverno no hemisfério sul começou nesta quinta-feira (20) e vai até o dia 22 de setembro. Durante o mês de junho pudemos observar um padrão nada comum para o período, com temperaturas acima da média e regime de chuva irregular em algumas regiões do país.

Em termos climatológicos, os meses de junho e julho são marcados por baixos volumes de precipitação na porção central do Brasil, incluindo o interior do Nordeste, grande parte do Centro-Oeste e Sudeste. Por outro lado, são observadas chuvas mais frequentes na faixa costeira leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o norte da Bahia.

Precipitação no Brasil
Climatologia da precipitação para o mês de junho (esq.) e o acumulado nos últimos 90 dias (dir.). Fonte: INMET.

A precipitação acumulada nos últimos 90 dias mostra a ocorrência de eventos mais intensos de chuva na região Norte, na faixa costeira do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, assim como no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Na porção central do país, como já era esperado, foram observados menores acumulados de precipitação, abaixo de 200 milímetros, influenciando diretamente no grau de severidade da seca.

Seca avança sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste

Na última quarta-feira (19) saiu a atualização do Monitor de Secas referente ao mês de maio. O Monitor de Secas é utilizado para monitorar os períodos de estiagem no Brasil, capaz de acompanhar a continuidade de secas e o grau de severidade com impactos associados, pois os efeitos da seca podem gerar prejuízos incalculáveis. Ou seja, é observado o surgimento, desaparecimento, evolução e involução do fenômeno de seca em todo território brasileiro.

Devido aos eventos de chuva recentes na região Nordeste, foi observado o desaparecimento da seca nos estados de Alagoas e Sergipe, mas por outro lado, houve o surgimento de seca fraca (S0) no centro-sul do Piauí e no sudeste da Bahia.

O Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe são os únicos estados do Nordeste que não apresentam condições de seca em 100% dos seus territórios. Além disso, 90% do Ceará permanece sem seca relativa no mês de maio.

No Sul do país, a seca fraca avançou apenas na porção central do estado do Paraná. No Sudeste, houve avanço da seca moderada no Triângulo Mineiro, assim como da seca fraca no leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo. Na região Centro-Oeste, as chuvas permanecem abaixo da média, ocasionando o avanço da seca no Distrito Federal, nordeste de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul.

Previsão de pouca chuva nas próximas semanas

Segundo o modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF, entre 24 de junho e 27 de maio, as anomalias de precipitação mostram um padrão de pouquíssimas chuvas em grande parte do Brasil. A exceção é o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, que apresentam previsão de chuvas elevadas, associadas à atuação de um sistema frontal nos primeiros dias da próxima semana.

Na semana seguinte, entre 01 de julho e 08 de julho, o cenário é praticamente o mesmo, com previsão de pouco ou nenhum acumulado de precipitação no centro-norte do país, evidenciando um padrão de irregularidades de chuva, como já é esperado para essa época do ano.

Fique de olho na Meteored Brasil nas atualizações da previsão no decorrer das semanas!