Mosca carnívora considerada extinta desde 1836 reaparece na França
A Thyreophora cynophila, uma espécie de mosca carnívora considerada extinta desde 1836, foi recentemente avistado no Parque Nacional dos Pireneus, na França. Aqui, contamos tudo sobre esse inseto em particular.

A mosca abutre de cabeça laranja, um tipo muito particular de mosca, foi avistado em fevereiro passado na França. Um guarda florestal do Parque Nacional dos Pireneus o encontrou em uma carcaça de javali enterrada na neve a uma altitude de 1.700 metros no vale de Ossau.
Redescoberto na Espanha em 2010
Thyreophora cynophila (é assim que os cientistas a conhecem) foi redescoberta na Espanha em 2010. Desde então, Laurent Pelozuelo, entomologista da Universidade de Toulouse, mobilizou pesquisadores para encontrá-la na França. Embora a busca até agora não tenha sido bem sucedida, alguns encontraram um inseto semelhante em Ariège entre 2019 e 2020.
Esta mosca é extremamente rara e difícil de encontrar. Geralmente está ativa durante o inverno, prefere temperaturas baixas e, como mostram observações recentes, suas larvas geralmente se alimentam de carcaças ou restos em decomposição na neve.
#ZONAInternacional | Un guardabosques en el valle de #Ossau, observó moscas "quebrantahuesos" reconocibles por su cabeza naranja, en un jabalí muerto en la nieve.
— ZONA 3 (@zona3noticias) August 20, 2022
La Thyreophora cynophila se consideraba extinta desde 1836 y no fue redescubierta en España hasta 2010. pic.twitter.com/UNTxCFKaBr
As encontradas nos Pirineus pela guarda nacional preenchiam todos os requisitos: inverno, baixas temperaturas e esvoaçantes em torno da carcaça de um javali. Esta observação múltipla confirma assim o regresso deste inseto ao território francês.
O chamado aos fotógrafos amadores!
A investigação do entomologista Laurent Pelozuelo ainda está em andamento. É por isso que agrada a quem vai ao Parque Nacional dos Pireneus, seja fã de fotografia ou não, se avistar uma mosca de cabeça laranja. O especialista convida você a enviar as fotos, com local e data, para o seguinte endereço: laurent.pelozuelo@univ-tlse3.fr.
Além disso, o Parque Nacional dos Pirineus explica que essas moscas de cabeça laranja compartilham características semelhantes com as rompehuesos, um pássaro que também vive nestas montanhas, que não haja confusão!
Embora a redescoberta desta espécie seja uma boa notícia, lembremos que ela está em perigo de extinção e não, não é a única: mais de 30% das espécies que nos cercam estão ameaçadas. Um exemplo são as borboletas, 16 espécies estão ameaçadas na França, duas delas em nível crítico.