Na Suécia existe um sistema solar em escala fascinante que se estende por todo o país
Desde 2009, a Suécia tem uma representação do sistema solar que se estende por todo o território utilizando referências como edifícios e monumentos. O projeto está crescendo cada vez mais e é um recurso educativo popular.
Modelos em escala do sistema solar podem ser encontrados em muitos museus de ciências ao redor do mundo. É possível até comprá-los em tamanhos pequenos em livrarias ou lojas de brinquedos. Mas nada se compara ao sistema solar da Suécia, que tem a particularidade de ser o maior do mundo, estendendo-se por praticamente todo o território nacional.
Foi idealizado pelos astrônomos Nils Brenning e Gösta Gahm em 2009, com a intenção de criar um sistema solar na escala de 1:20 milhão usando edifícios e estátuas que estão distribuídas por todo o país, de acordo com a distância real dos planetas.
Nesta escala, o Sol é representado pela arena Avicii (anteriormente conhecida como Ericsson Globe) em Estocolmo, o segundo maior edifício esférico do mundo. Ela tem um diâmetro de 110 metros, pelo diâmetro real do Sol de 1,39 milhões de quilômetros.
Os planetas interiores estão todos relativamente próximos de Estocolmo, mas os exteriores distribuem-se ao longo da costa leste da Suécia, no Mar Báltico, segundo indica o site Computer Hoy.
Que objetos representam os planetas do sistema solar da Suécia?
O site La Brújula Verde detalha que Mercúrio é uma bola de metal com 25 centímetros de diâmetro localizada no Museu da Cidade de Estocolmo. Vênus é um globo de 62 centímetros de diâmetro no Real Instituto de Tecnologia em Vetenskapens Hus.
A Terra está representada por uma esfera de 65 centímetros de diâmetro no Museu de História Natural de Estocolmo, a cerca de 7,6 quilômetros do Sol (na Suécia, é claro!). É acompanhada por um modelo da Lua com 18 centímetros de largura, colocado numa coluna a 20 metros de distância.
Marte é representado por uma bola de cobre de 35 centímetros de diâmetro em Danderyd, um subúrbio de Estocolmo, enquanto Júpiter é um enorme anel luminoso de 7,3 metros de diâmetro no Hotel Clarion no Aeroporto Arlanda de Estocolmo. Saturno é um tapete decorativo de 6 metros de largura colocado na Praça Celsius em Uppsala. Também há luas de Saturno nas escolas locais.
Urano é um modelo de 2,6 metros de largura feito de barras de aço azuis, localizado atrás de um prédio em Lövstabruk, e Netuno é uma esfera de acrílico de 2,5 metros que brilha em azul à noite. Ele está localizado próximo ao rio Söderhamn, em Söderhamn.
O sistema solar da Suécia continua crescendo
As distâncias entre estes modelos planetários são reduzidas a escala em relação às distâncias reais no nosso sistema solar. Assim como o modelo da Terra está a 8 quilômetros do modelo do Sol, Marte está localizado a 12 quilômetros de distância. Júpiter está localizado a 40 quilômetros do Sol em Estocolmo, conforme a sua distância média real de 778 milhões de quilômetros. Até Plutão é modelado com precisão, a cerca de 300 quilômetros da representação da nossa estrela.
Além disso, algumas luas, asteroides, cometas e outros corpos celestes foram acrescentados. Atualmente, o sistema possui mais de 60 modelos e continua a crescer à medida que mais objetos são adicionados.
O sistema solar da Suécia tornou-se um recurso educacional popular. As escolas organizam frequentemente visitas de campo e percorrem os modelos, calculando fatores de escala no caminho. Existem placas comemorativas e painéis informativos em cada localidade planetária.