Nas próximas horas, 5 asteroides passarão perto do nosso planeta

Em pouco mais de 48 horas, 5 asteroides passarão próximo da Terra. O maior deles tem o tamanho de um estádio, mas não representa um perigo para o nosso planeta.

asteroides
Em pouco mais de 48 horas, 5 asteroides passarão perto do nosso planeta.

É sempre muito emocionante quando um asteroide passa perto do nosso planeta. Agora, imagine se cinco deles passassem próximo da Terra em pouco mais de 48 horas, da noite de 16 para a noite de 18 de setembro.

Quem nos fornece a informação mais precisa sobre isso é, como muitas vezes acontece, é o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência do governo civil dos EUA responsável pelos programas espaciais do país.

O JPL é um centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal, de propriedade da NASA, mas operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), preocupado principalmente com o projeto, desenvolvimento e construção de sondas espaciais não tripuladas.

5 asteroides passarão perto da Terra

O JPL fornece constantemente relatórios detalhados sobre quaisquer asteroides que passem perto do nosso planeta.

O primeiro dessa série de 5 que nos “tocará” nos próximos dias já passou esta noite pelo ponto mais próximo da Terra, e é também aquele que alcançará a menor distância entre todos. Trata-se do asteroide 2024 RQ, de aproximadamente 20 metros, ou com dimensões comparáveis às de um avião, que na manhã do dia 16 de setembro, às 10h37 UTC, passou a aproximadamente 524 mil km do nosso planeta a uma velocidade de 6,7 km/s.

Este é obviamente um asteroide próximo à Terra (NEO), ou seja, um asteroide cuja órbita pode cruzar a da Terra, do tipo Aten, um subgrupo caracterizado por uma órbita com semieixo maior menor que 1 unidade astronômica (UA).

Asteroide, Terra
Embora alguns passem muito perto do nosso planeta, nenhum deles representa uma ameaça para a humanidade.

A seguir, às 10h19 UTC de terça-feira (17 de setembro), será a vez do asteroide 2024 ON, do tamanho de um estádio, ou seja, 290 metros, que passará a 1.000.000 km da Terra a uma velocidade de 8,88 km/s. Obviamente este também é um NEO mas do tipo Apollo, isto é, pertencente àquele subgrupo que tem a característica peculiar de ter uma órbita com semieixo maior que 1 UA e um periélio menor que o afélio da Terra.

Prosseguindo, ainda no dia 17 mas às 15h31 UTC será a vez do asteroide 2024 RY10. Comparado com os anteriores, este é bem menor, apenas 16 metros, ou com dimensões comparáveis às de uma casa, mas chegará ainda mais perto da Terra. Ele passará a 1.780.000 km do nosso planeta a uma velocidade de “apenas” 5,29 km/s. Assim como o primeiro da série, este também será um asteroide Aton.

São todos asteroides NEO, mas com características diferentes

Pouco mais de uma hora depois, o asteroide 2024 RR16, do tipo Apollo, passará próximo da Terra e alcançará seu ponto de maior distância às 16h55 UTC do dia 17, quando passará a uma velocidade de 8,61 km/s e a uma distância de 5.810.000 km. Também neste caso será um asteroide não tão grande, com aproximadamente 16 metros.

Por fim, a série terminará na noite de 18 de setembro às 03h43 UTC, quando o asteroide 2024 RZ13 cruzará o céu a uma velocidade de 8,65 km/s, mantendo-se bem distante do nosso planeta, a cerca de 6.360.000 km de nós. Este também terá dimensões comparáveis às de uma casa e será um asteroide do tipo Amor, de um grupo de asteroides caracterizado por uma órbita que toca externamente a da Terra, mas que nunca a cruza, em nenhum ponto.

Estes são os asteroides que irão povoar as regiões mais próximas do nosso planeta nos próximos dias. Continue acompanhando o Meteored para quaisquer atualizações.