Nas próximas horas a frente fria muda o tempo na Região Sudeste: fim do calor extremo e até mesmo de sensação de frio
Com a chegada da frente fria na madrugada de quinta-feira (03), as temperaturas mínimas na Região Sudeste começam a cair, podendo chegar a 16°C em diversas cidades.
A frente fria que se aproxima da Região Sudeste nesta madrugada de quinta-feira (03) trará mudanças no tempo, com céu nublado e temperaturas mais baixas, amenizando a sensação de calor. Nos últimos dias, algumas cidades da região enfrentaram temperaturas máximas próximas de 40°C.
Frente fria chegará ao Sudeste do Brasil nesta quinta-feira
A previsão indica que o sistema frontal deverá chegar ao final desta semana, trazendo instabilidades para o Sudeste, e também temperaturas mais amenas. Porém, nem todos os municípios do Sudeste registrarão queda na temperatura.
A frente fria chega ao sul do estado de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (03), trazendo uma sensação de frio à porção costeira da Região Sudeste, com temperaturas variando entre 15°C e 19°C durante a madrugada e o início da manhã.
No entanto, a massa de ar frio atuará de forma mais costeira no Sudeste, afetando o litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto algumas áreas do oeste de Minas Gerais ainda registrarão temperaturas máximas próximas de 40°C.
Na porção do litoral sul de São Paulo, as temperaturas máximas devem começar a cair nesta quinta-feira (03), mas sem quedas bruscas, variando entre 15°C e 20°C, inclusive na capital do estado. Por outro lado, na capital do Rio de Janeiro, as máximas ficarão em torno de 25°C, enquanto em Vitória os valores estarão próximos de 28°C.
Na manhã de sexta-feira (04), o frio será mais perceptível na metade leste de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais, e no extremo sul do Rio de Janeiro. Confira as mínimas previstas para as capitais do Sudeste: São Paulo com 14°C, Rio de Janeiro com 20°C, Vitória com 22°C e Belo Horizonte com 18°C.
No decorrer da sexta-feira (04), o ar frio avança para o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde as temperaturas também começam a cair. Esse padrão de temperaturas mais frias permanecerá ao longo do final de semana nessas regiões.
No sábado (05), o cenário será semelhante, com a massa de ar frio avançando sobre o centro de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas cidades serranas do extremo sul de Minas, as temperaturas mínimas podem alcançar cerca de 10°C na madrugada de sábado. Na capital paulista, a mínima prevista é de 13°C, enquanto no Rio de Janeiro, a temperatura deve ficar em torno de 20°C. Em Vitória, a mínima oscila em 21°C, e em Belo Horizonte, será de 18°C.
Vale ressaltar que a atuação da massa de ar frio, logo após a passagem da frente fria, se restringirá ao centro-leste do estado de São Paulo, ao leste de Minas Gerais, ao Rio de Janeiro e ao sul do Espírito Santo. No Triângulo Mineiro, por exemplo, as temperaturas máximas devem variar entre 37°C e 40°C neste final de semana, assim como no norte de São Paulo. Ou seja, nem todos os municípios do Sudeste registrarão queda na temperatura.