NASA vai pagar 3 milhões de dólares para quem resolver problemas de resíduos lunares

Nova competição da NASA, a “LunaRecycle Challenge”, vai pagar 3 milhões de dólares em prêmios para ideias inovadoras de reciclagem de resíduos de materiais em missões lunares.

astronautas, Lua
Representação artística de astronautas realizando pesquisas na Lua. Crédito: NASA.

A agência espacial americana NASA divulgou uma nova competição: o “LunaRecycle Challenge”, que vai pagar 3 milhões de dólares em prêmios para os autores de projetos inovadores na área de reciclagem de resíduos materiais para missões na Lua.

A ideia é que os projetos escolhidos resolvam um problema que afeta as futuras missões à Lua: o descarte de lixo especial, como embalagens de alimentos consumidos pelos astronautas e materiais de experimentos científicos.

À procura de inovadores para competição de resíduos lunares

O objetivo do desafio é encontrar tecnologias inovadoras para reciclar o resíduo material usado em viagens espaciais de longa duração. A competição está buscando soluções que maximizem a quantidade de resíduos que podem ser reciclados em uma hipotética missão à Lua de 1 ano.

O LunaRecycle Challenge incentivará o desenvolvimento de soluções de reciclagem de baixa massa e baixo impacto, com eficiência energética, e que melhorem a sustentabilidade de missões lunares de longa duração.

O objetivo do desafio da NASA é “reciclar resíduos em produtos que poderão ser utilizados para atividades científicas e de exploração fora do planeta, de forma que pouco ou nenhum resíduo precise ser devolvido à Terra”.

As três necessidades tecnológicas que a competição abordará incluem: rastreamento de logística, roupas e gerenciamento de lixo para habitação; fabricação de peças e produtos no espaço e na superfície lunar; e fabricação no espaço e na superfície lunar a partir de materiais reciclados e reutilizados.

O desafio terá duas categorias: a "Construção de Protótipo" (Prototype Build Track) e a "Gêmea Digital" (Digital Twin Track). A primeira consiste no desenvolvimento de componentes de hardware e sistemas para reciclar resíduos sólidos na superfície da Lua. A segunda é um projeto de réplica virtual de um sistema completo de reciclagem, bem como a fabricação de produtos finais.

lixo espacial
Quantidade de lixo espacial queimando na atmosfera deve atingir mais de 3.300 toneladas até o final deste década. Crédito: Dotted Yeti/Shutterstock.

As equipes que se inscreverem terão a oportunidade de competir em uma ou ambas as categorias. Além disso, serão duas fases: a fase 1 do desafio premiará com 1 milhão de dólares os vencedores nas duas categorias citadas acima, e a fase 2 terá um prêmio de 2 milhões de dólares para os vencedores da segunda categoria.

Estamos muito animados para ver quais soluções nossos concorrentes globais geram, e estamos ansiosos para que este desafio sirva como um catalisador positivo para trazer a agência, e a humanidade, mais perto de explorar mundos além do nosso", disse Kim Krome, gerente do LunaRecycle Challenge.

Como participar do desafio?

Um painel de especialistas analisará as inscrições de projetos e fará avaliações com base em regras, as quais estão disponibilizadas neste link. A NASA contratou a Universidade do Alabama, sediada em Tuscaloosa (Alabama), para ser o parceiro aliado durante o desafio.

Os projetos podem ser enviados até 31 de março de 2025 através de um formulário, clicando aqui. Os selecionados serão divulgados a partir de maio de 2025.

Referência da notícia:

NASA. “NASA Seeks Innovators for Lunar Waste Competition”. 2024.