Nobel de Física vai para área de Machine Learning! Entenda o motivo
Na terça-feira, dia 8, foi anunciado o prêmio Nobel de Física para Geoffrey Hinton e John Hopfield por trabalhos na área de IA
A semana dos anúncios do prêmio Nobel é uma semana esperada por muitos entusiastas da Ciência e cientista. Na semana, diversas instituições se juntam para anunciar os prêmios de Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia nessa ordem. Cada dia da semana é dedicado a um anúncio que é feito pela instituição responsável por decidir qual trabalho será premiado naquela área.
O Nobel de Física é um dos mais aguardados já que vários nomes famosos receberam esse prêmio no passado. Nomes como Albert Einstein, Erwin Schrödinger, Richard Feynman, Marie Curie e Kip Thorne receberam o maior prêmio do campo da Física. Em 2023, os nomes Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier se juntaram a lista seleta de físicos que são laureados com o prêmio Nobel.
Esse ano, a Real Academia Sueca de Ciências, responsável pelo Nobel de Física, anunciou que o físico John Hopfield e o cientista da computação Geoffrey Hinton. O prêmio celebrou as contribuições de ambos, descobertas e invenções, no campo de machine learning com redes neurais. No entanto, muitos físicos e entusiastas então se questionando do motivo dessa escolha e o que levou a Real Academia Sueca de Ciências escolher esse trabalho.
Premiação de 2024
O Nobel de Física foi para o físico John Hopfield e o cientista da computação Geoffrey Hinton devido às “descobertas e invenções fundamentais na área de machine learning com redes neurais artificiais”. O anúncio foi feito na terça-feira, dia 8, pela Real Academia Sueca de Ciências. O trabalho se deu pelo uso de conceitos físicos na construção da base de redes neurais artificiais.
Outro motivo para a escolha do prêmio, segundo o site oficial do Nobel, é pela Física se beneficiar do uso de machine learning para descobertas. No site, está citado o exemplo do Nobel de 2013 sobre o bóson de Higgs e o Nobel de 2017 sobre ondas gravitacionais como trabalhos que utilizaram técnicas de machine learning. Logo, machine learning possui Física na base mas também beneficia o campo.
Trabalho de Hopfield
John Hopfield é um físico e neurocientista que foi pioneiro na área de machine learning com a introdução de um tipo de rede neural. As redes de Hopfield são semelhantes às redes recorrentes e são usadas principalmente para reconhecimento de padrões. Ela consegue armazenar e recuperar dados de forma eficiente gastando o minímo de energia possível. Hopfield foi pioneiro no uso da Física para solucionar problemas da área de IA.
A rede de Hopfield emprega princípios da física que descrevem as características de um material devido ao seu spin atômico. A rede como um todo é descrita de maneira equivalente à energia no sistema de spin descrito pela Física. A rede é montada de forma que ao atualizar os valores dos nós, a energia da rede diminua sendo o minímo de energia o resultado esperado pela rede.
Trabalho de Hinton
Geoffrey Hinton é um dos maiores nomes na área de inteligência artificial e um dos pioneiros no uso de machine learning. Seus trabalhos foram fundamentais para o desenvolvimento de redes neurais como a introdução da técnica de backpropagation. Pela importância do seu trabalho, Hinton já havia recebido o prêmio Turing em 2018 que é considerado por muitos o Nobel da Computação.
Um dos trabalhos considerados pelo prêmio Nobel, foi a máquina de Boltzmann. Essa máquina aprende a reconhecer elementos de dados. Para esse trabalho, Hinton utilizou conceitos da Física Estatística como equação de Boltzmann para construir a base teórica dessa máquina. Mais tarde, esse trabalho seria um pilar no desenvolvimento do machine learning como conhecemos hoje.
Por que o Nobel em Física?
Muitos questionam se os trabalhos de Hinton e Hopfield deveriam ser reconhecidos nos campos da Ciência da Computação e da Matemática. O Nobel de Física desse ano mostra a importância que métodos computacionais vem tendo nas últimas décadas dentro da Física. Os trabalhos de Hinton e Hopfield usaram conceitos da Física para criar os métodos.
Além disso, esse prêmio é um marco para a área de Física Computacional que tem crescido cada vez mais. A Física Computacional é o estudo de técnicas computacionais desde construir novas técnicas até usá-las para resolver problemas na Física. Essa área está se estabelecendo como um campo extremamente importante no campo da Física. O reconhecimento da Real Academia Sueca de Ciências para área mostra que só tende a aumentar.