Nos próximos dias alerta de péssima qualidade do ar no Sudeste, principalmente na região da capital de São Paulo

Onda de calor deve atuar sobre a Região Sudeste nesta semana, trazendo dias quentes e secos e aumentando a concentração de poluentes, especialmente no estado de São Paulo.

Qualidade do ar
Qualidade do ar na cidade de São Paulo foi classificada como muito ruim. Foto: AFP.

No último dia 09, a metrópole de São Paulo registrou o ar mais poluído do mundo, segundo a agência suíça IQAir. No Brasil, outras capitais que não são metrópoles têm índices ainda piores.

O órgão é responsável pelo ranking que mede a qualidade do ar em cerca de 100 cidades ao redor do mundo em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto. Confira a lista das 10 cidades com o ar mais poluído do mundo:

  1. Porto Velho, Brasil
  2. Rio Branco, Brasil
  3. São Paulo, Brasil
  4. Lahore, Paquistão
  5. Jakarta, Indonésia
  6. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  7. Kinshasa, República Democrática do Congo
  8. Doha, Catar
  9. Jerusalém, Israel
  10. Pequim, China

Quase todo o estado de São Paulo está em nível de emergência para incêndios, com exceção do litoral sul, segundo a última atualização da Defesa Civil Estadual. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulgou um boletim de qualidade do ar que apresenta um resumo das condições de poluição atmosférica das 24 horas anteriores.

O último boletim mostrou que 13 locais da capital São Paulo apresentaram qualidade do ar muito ruim no último domingo (08). São eles: Marg. Tietê-Pte Remédios, Mooca, N. Senhora do Ó, Parque D. Pedro II, Perus, Pico do Jaraguá, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, Grajaú-Parelheiros, Ibirapuera, Interlagos e Itaim Paulista. Na Região Metropolitana, foram três locais com qualidade do ar muito ruim: Carapicuíba, Diadema e Osasco.

A semana vai ser de muito calor e baixa umidade do ar no Sudeste

Com a onda de calor em curso no centro-sul do país, os próximos dias serão quentes e secos, o que pode piorar a qualidade do ar e favorecer a ocorrência de novos incêndios, não apenas no estado de São Paulo, mas em toda a Região Sudeste. Com temperaturas máximas que podem chegar próximo dos 40°C, os níveis de umidade do ar devem despencar!

Umidade
Umidade do ar deve ficar abaixo dos 15% no centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro nesta quarta-feira (11).

Na tarde desta quarta-feira (11), os valores de umidade do ar devem atingir valores inferiores a 15% no centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na capital São Paulo, a previsão é de umidade entre 15% e 18% durante o período da tarde. Os baixos níveis de umidade podem piorar a qualidade do ar e causar dificuldades respiratórias.

Ar
A concentração de monóxido de carbono deve aumentar nesta semana devido à onda de calor, que manterá o clima seco e quente.

Pelo menos até sexta-feira (13), grande parte do centro-norte do país continuará seco e muito quente, o que pode intensificar as queimadas e aumentar a concentração de poluentes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 15 indivíduos foram detidos por incêndios em áreas de vegetação no estado.

Os níveis de monóxido de carbono na capital São Paulo e Região Metropolitana devem atingir níveis acima de 800 microgramas por metro cúbico (µg/m³) nesta noite de quarta-feira (11).

Proteger-se da fumaça com o uso de máscara também é essencial. É aconselhável utilizar uma máscara N95 ao sair, especialmente para aqueles com problemas respiratórios.

Diante deste cenário, a recomendação é evitar realizar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água, beber bastante água e evitar exposição ao sol. Além disso, recomenda-se a utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas.