Nos próximos dias alerta de péssima qualidade do ar no Sudeste, principalmente na região da capital de São Paulo
Onda de calor deve atuar sobre a Região Sudeste nesta semana, trazendo dias quentes e secos e aumentando a concentração de poluentes, especialmente no estado de São Paulo.
No último dia 09, a metrópole de São Paulo registrou o ar mais poluído do mundo, segundo a agência suíça IQAir. No Brasil, outras capitais que não são metrópoles têm índices ainda piores.
O órgão é responsável pelo ranking que mede a qualidade do ar em cerca de 100 cidades ao redor do mundo em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto. Confira a lista das 10 cidades com o ar mais poluído do mundo:
- Porto Velho, Brasil
- Rio Branco, Brasil
- São Paulo, Brasil
- Lahore, Paquistão
- Jakarta, Indonésia
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Kinshasa, República Democrática do Congo
- Doha, Catar
- Jerusalém, Israel
- Pequim, China
Quase todo o estado de São Paulo está em nível de emergência para incêndios, com exceção do litoral sul, segundo a última atualização da Defesa Civil Estadual. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulgou um boletim de qualidade do ar que apresenta um resumo das condições de poluição atmosférica das 24 horas anteriores.
O último boletim mostrou que 13 locais da capital São Paulo apresentaram qualidade do ar muito ruim no último domingo (08). São eles: Marg. Tietê-Pte Remédios, Mooca, N. Senhora do Ó, Parque D. Pedro II, Perus, Pico do Jaraguá, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, Grajaú-Parelheiros, Ibirapuera, Interlagos e Itaim Paulista. Na Região Metropolitana, foram três locais com qualidade do ar muito ruim: Carapicuíba, Diadema e Osasco.
A semana vai ser de muito calor e baixa umidade do ar no Sudeste
Com a onda de calor em curso no centro-sul do país, os próximos dias serão quentes e secos, o que pode piorar a qualidade do ar e favorecer a ocorrência de novos incêndios, não apenas no estado de São Paulo, mas em toda a Região Sudeste. Com temperaturas máximas que podem chegar próximo dos 40°C, os níveis de umidade do ar devem despencar!
Na tarde desta quarta-feira (11), os valores de umidade do ar devem atingir valores inferiores a 15% no centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na capital São Paulo, a previsão é de umidade entre 15% e 18% durante o período da tarde. Os baixos níveis de umidade podem piorar a qualidade do ar e causar dificuldades respiratórias.
Pelo menos até sexta-feira (13), grande parte do centro-norte do país continuará seco e muito quente, o que pode intensificar as queimadas e aumentar a concentração de poluentes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 15 indivíduos foram detidos por incêndios em áreas de vegetação no estado.
Proteger-se da fumaça com o uso de máscara também é essencial. É aconselhável utilizar uma máscara N95 ao sair, especialmente para aqueles com problemas respiratórios.
Diante deste cenário, a recomendação é evitar realizar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água, beber bastante água e evitar exposição ao sol. Além disso, recomenda-se a utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas.