Nova onda de tornados deixa vários mortos e muita destruição nos EUA
Uma nova onda de tempestades severas foi responsável pela ocorrência de cerca de 100 tornados no sul e meio-oeste dos Estados Unidos. Esse surto de tornados foi responsável pela morte de 33 pessoas, fora a grande destruição deixada nas cidades.
O último final de semana foi de terror para centenas de pessoas em partes dos Estados Unidos (EUA), após uma onda de tempestades severas e tornados violentos varrerem o país. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês), houve quase 100 relatos de tornados reportados na sexta-feira e sábado no sul e centro-oeste dos EUA, em estados como Alabama, Mississippi, Tennessee, Arkansas, Missouri, Illinois, Iowa, Indiana, Delaware e Wisconsin! Até essa segunda, 66 deles foram confirmados pela NWS.
Pelo menos 33 pessoas perderam a vida nessa nova onda de tornados devastadores, além de centenas de pessoas feridas e muitas que tiveram suas casas destruídas. O estado com maior número de mortes foi o Tennessee, onde 15 pessoas morreram após vários tornados passarem pelo estado.
No estado de Illinois as fortes tempestades arrancaram o telhado de um teatro na cidade de Belvidere durante um show de rock, causando uma morte e deixando 28 pessoas feridas. Em Delaware um homem morreu após um prédio colapsar, essa foi a primeira fatalidade ocasionada por um tornado no estado desde 1983.
Cinco mortes foram reportadas no estado de Arkansas, após a passagem de um tornado na sexta-feira, sendo 4 na cidade de Wyne, uma comunidade a 170 quilômetros a leste da capital do estado. A governadora Sarah Sanders declarou estado de emergência no estado, solicitando ajuda da guarda nacional nos esforços de recuperação do estado.
No Mississipi uma pessoa morreu e 4 ficaram feridas, exatamente uma semana após a passagem de outro super tornado raro que varreu o estado, deixando 26 mortos. O super tornado do dia 24 de março viajou 94 quilômetros e durou cerca de 1 hora e 10 minutos, um período de tempo muito incomum para um tornado se sustentar, deixando mais de 2 mil casas danificadas e um grande rastro de destruição.
Nessa nova onda de tornados, meteorologistas dos EUA relembraram casos anteriores que também ficaram para a história, como o ocorrido em abril de 1974, quando 148 tornados ocorreram dentro de 24 horas, 7 deles alcançando a categoria EF5 - maior da escala Escala Fujita - deixando cerca de 300 mortos e mais de 5 mil feridos. A pior onda de tornados da história dos EUA ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril de 2011, quando foram contabilizados 360 tornados, com 4 deles classificados como EF5, e 348 pessoas perderam a vida.
Tornados são comuns nessa época do ano?
Tempestades e tornados podem ocorrer em qualquer época do ano na América do Norte, porém, os meses de primavera - meses de março, abril e maio - são os que apresentam as condições mais propícias para a formação dessas tempestades severas. Isso porque essa é a estação de transição entre o inverno e o verão, onde frentes frias ainda varrem o país e se chocam com o ar quente e úmido que já começa a ser transportado para norte a partir do Golfo do México.
Esse choque de massas de ar completamente distintas é o principal responsável por mudanças abruptas no tempo e pela formação de supercélulas de tempestade, muitas delas com potencial para formação de tornados. Geralmente, os estados situados na região das Grandes Planícies e meio-leste dos Estados Unidos são os mais suscetíveis a ocorrência de tornados nesta época do ano.
Dessa forma, novas ondas de tempestades severas e tornados são esperadas pelo país nas próximas semanas, inclusive nos próximos dias. Algumas previsões indicam grande probabilidade de novas ocorrências de tempo severo e potencial de tornado entre essa terça e quarta-feira, em estados do centro-leste e sul do país!