Novidade turística no Rio Grande do Sul: passeio Trem do Pampa é lançado na Campanha gaúcha

O Trem do Pampa, novo passeio turístico no Rio Grande do Sul, chega para impulsionar o turismo na região da Campanha, oferecendo paisagens deslumbrantes. Veja mais informações aqui.

O Trem do Pampa
O Trem do Pampa. Crédito: Giordani Turismo/Divulgação.

O passeio turístico Trem do Pampa é uma novidade no Rio Grande do Sul. Lançado na cidade de Santana do Livramento, ele vem como uma opção para alavancar o turismo na região da Campanha gaúcha, oferecendo paisagens belíssimas, degustação de vinhos e mais…

O novo e importante investimento ‘Trem do Pampa’, é um passeio de trem que sairá da Estação Ferroviária de Santana do Livramento com parada na Estação de Palomas.

Acompanhe aqui todas as informações do novo passeio que promete agitar a região.

O Trem do Pampa

A região conhecida como Campanha gaúcha é uma região de pampas que abrange geograficamente a porção sudoeste do estado. O Pampa é uma área natural e pastoril de planícies com coxilhas cobertas por campos.

É conhecida como a segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil; e agora ficará mais conhecida devido a esse novo investimento: o passeio Trem do Pampa.

O Trem do Pampa
O Trem do Pampa. Crédito: Giordani Turismo/Divulgação.

O Trem do Pampa é um passeio de trem operado pela Giordani Turismo que sairá da Estação de Santana do Livramento com parada na Estação de Palomas, totalizando cerca de 20 quilômetros de percurso. As viagens iniciarão no dia 20 de julho, para todo o público, e com saídas aos sábados.

O passeio contará com atrações artístico-culturais que celebram as tradições gaúchas e degustação de vinhos a bordo do trem, além de uma parada para visitação e degustação de vinhos e espumantes na Vinícola Almadén, uma das unidades da Miolo Wine Group. O passeio como um todo terá duração de 3 horas, sendo 1h10min dentro do trem.

O Trem do Pampa opera com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, com janelas panorâmicas, garantindo conforto e segurança para até 100 passageiros por viagem, e o importante: com eficiência e respeito ao meio ambiente. O veículo terá dois vagões, batizados com os nomes de Tannat e Cabernet, castas emblemáticas da região.

Trem do Pampa
Interior do Trem do Pampa. Crédito: Giordani Turismo/Divulgação.

O valor do ingresso por pessoa é de R$ 135,00, incluindo a viagem de ida e volta, a degustação a bordo e a visita à Vinícola Almadén. Crianças até 5 anos e crianças de colo não pagam. E os moradores de Santana do Livramento e de Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação do passeio. A compra dos ingressos pode ser feita diretamente na Estação de Santana do Livramento ou no site www.tremdopampars.com.br.

Vinícola Almadén

A Vinícola Almadén é uma das mais tradicionais do Brasil. Localizada em Santana do Livramento, ela está há 50 anos em solo brasileiro, desde sua fundação em 1973. Em 2009, foi comprada pelo grupo Miolo Wine Group.

Vinícola Almadén
Deck panorâmico na Vinícola Almadén. Crédito: Divulgação.

A vinícola tem muito o que contar, além de hoje ter o maior vinhedo do país. Dos seus 1.200 hectares de propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira. São 25 castas, de onde surgem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé).

A vinícola é linda, com muita área verde e espaços para curtir um dia ao ar livre. Na verdade, o passeio como um todo é muito lindo e é uma ótima opção para quem gosta de natureza e de vinhos. Se você é uma dessas pessoas, então não deixe de conhecer o Trem do Pampa!