Novo episódio de DANA atinge a Espanha: inundações severas e mais de 3.000 desalojados em Málaga; veja os vídeos
Mais de 133 mm foram registrados no início da tarde de quarta-feira (13) em Málaga, na Espanha, provocando o transbordamento de rios, a evacuação de casas e a interrupção de serviços públicos.
A província de Málaga, na Espanha, atravessa tempos difíceis devido ao fenômeno DANA (depressão isolada em altos níveis), que gerou fortes chuvas e inundações, obrigando à evacuação de mais de 3.000 pessoas.
Ao longo da quarta-feira (13), a Agência Meteorológica do Estado (AEMET) manteve o alerta vermelho na província de Málaga e no sul de Tarragona, alertando para o risco extremo que estas chuvas representam para a população. Em Málaga, onde a situação é particularmente grave, o nível máximo de alerta continuou até à meia-noite de quarta-feira (13).
Mais de 133 milímetros
As chuvas intensas em Málaga registraram até ao início da tarde de quarta-feira (13) 133 mm, dos quais mais de 80 mm caíram em apenas 1 hora, registrados no centro meteorológico AEMET de Málaga, no bairro de El Cónsul, que está quase inundado devido à intensidade da precipitação.
As chuvas torrenciais em Málaga afetaram tanto os moradores como os serviços básicos da cidade. Algumas áreas do Hospital Clínico foram completamente inundadas e os trabalhadores tiveram que se dedicar ao escoamento da água para poder continuar com as operações essenciais no hospital.
A tempestade também interrompeu o serviço ferroviário de alta velocidade (AVE) entre Málaga e Madrid, que parou nas primeiras horas da tarde. Pouco depois, a empresa Adif ordenou a evacuação da estação ferroviária María Zambrano, em Málaga, enquanto a Câmara Municipal suspendeu os serviços de transportes municipais para reduzir os riscos.
Da mesma forma, a Câmara Municipal pediu a colaboração dos cidadãos na gestão do lixo devido às condições atípicas do dia. Em comunicado, pediu aos moradores que adiem a deposição de resíduos em contentores até as chuvas cessarem, devido à impossibilidade de coleta.
No meio da emergência, algumas organizações locais fizeram apelos desesperados por ajuda urgente. O Clube Hípico de Málaga, localizado em uma zona que sofreu graves inundações, solicitou ajuda através das redes sociais para salvar os cavalos que estão presos nas suas instalações.
Transbordamento de rios
A região de Axarquía foi outra das áreas mais afetadas, especificamente a localidade de Benamargosa, onde o rio de mesmo nome transbordou, inundando ruas e atingindo níveis históricos em poucas horas.
As autoridades locais recomendaram que os moradores permanecessem nas suas casas e se deslocassem para os andares superiores caso vivessem em áreas com risco de inundação. Segundo o Sistema Automático de Informação Hidrológica, o rio atingiu uma vazão de 200 metros cúbicos por segundo e uma altura de três metros, muito próximo do seu nível máximo histórico.
Esta situação, classificada como nível 3, um alerta máximo, representa um perigo iminente para a segurança dos residentes.
A situação é igualmente preocupante em outros municípios da região. Em Cártama, autoridades e moradores vivem horas de incerteza. Embora o rio Guadalhorce ainda não apresente risco iminente de transbordamento, a previsão não é animadora. O acumulado de precipitação na parte alta do vale e a recente chuva de mais de 50 mm na localidade vizinha de Coín aumentam as probabilidades de inundações nas próximas horas.
Um tornado em meio à tempestade
Além das chuvas, outros fenômenos meteorológicos contribuíram para a situação crítica de Málaga. Em Cala de Mijas, um tornado destruiu parte de um posto de gasolina, incluindo o seu terraço e área de lavação, além de causar danos nos telhados de casas próximas.
Os bombeiros locais descrevem o momento como angustiante tanto para os funcionários quanto para os clientes que estavam no posto de gasolina no momento. Felizmente não houve vítimas, mas a situação demonstrou a gravidade da tempestade, que também produziu pelo menos três trombas d'água no oeste da Costa del Sol.
Abrigo temporário para pessoas desalojadas
Em resposta ao aumento das evacuações em Málaga, as autoridades disponibilizaram o pavilhão desportivo Arroyo de la Miel, em Benalmádena, como abrigo temporário para os desabrigados de várias localidades que foram evacuadas preventivamente.
As equipes de emergência e de proteção civil estão em constante comunicação com os moradores, pedindo-lhes que abandonem as suas casas para evitar tragédias em caso de possíveis transbordamentos de rios.