Novo trem turístico que liga Minas Gerais ao Rio pode começar a operar no ano que vem; confira detalhes

O trem turístico foi confirmado pelo Governo Federal e deve começar a operar no ano que vem, facilitando a vida de milhares de pessoas ao ligar os dois estados. Veja mais detalhes.

trem
Foram cedidas quatro locomotivas semelhantes à da foto para a operação do novo trecho turístico. Crédito: Divulgação.

Depois de anos, o projeto do trem turístico que liga os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, no Sudeste, finalmente vai sair do papel. O Contrato Operacional Específico (COE) que possibilita essa ligação ferroviária foi assinado no dia 11 de dezembro em Brasília, com representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da concessionária VLI, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Amigos do Trem e das prefeituras de Três Rios e Sapucaia.

O projeto ambicioso promete transformar a relação entre transporte, lazer e preservação cultural. A previsão é que o novo passeio turístico seja inaugurado em junho de 2025. Veja mais informações abaixo.

Como será esse novo passeio de trem?

O trem terá uma ligação estratégica com uma rota que atravessa duas das regiões mais belas e culturalmente ricas do Sudeste. Ele vai iniciar a viagem em Chiador, em Minas Gerais, depois passa por Sapucaia, também em Minas, e termina em Três Rios, no Rio de Janeiro. Essa composição vai percorrer 37 quilômetros de distância, e têm capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem.

Contudo, posteriormente, o projeto prevê a inclusão de mais cinco municípios mineiros (Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba), chegando ao total de 160 quilômetros de trecho percorrido.

O trajeto do trem atravessará duas das regiões mais belas e culturalmente ricas do Sudeste, trazendo não só conforto e integração, mas também desenvolvimento econômico.

As próximas etapas agora são: a autorização da ANTT para que a Oscip atue como operadora ferroviária; a inspeção das locomotivas e carros de passageiros, bem como o trecho entre Três Rios a Sapucaia para verificar a condição da linha; e caso necessário, manutenções e revisões.

A execução do projeto envolve um investimento de R$ 36 milhões pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que será responsável por restaurar o trecho ferroviário. A FCA é a maior ferrovia do Brasil, integrando as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Passeio vai além dos atrativos naturais

A viagem de trem não só terá belas paisagens naturais, como também oferecerá uma imersão na cultura, ao passar por áreas históricas que ajudam a contar a história do Brasil. Além disso, também vai trazer novos negócios e oportunidades de trabalho.

Trem semelhante a este, da frota da FCA, será usado na nova rota turística na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Crédito: Divulgação.

Este trem vai gerar empregos, aumentar a arrecadação dos municípios e promover o desenvolvimento integrado da região. Com uma legislação ferroviária moderna, o Brasil está mais preparado para iniciativas como essa”, disse Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário.

E não para por aí… a viagem turística também se destaca pela sua abordagem sustentável. O uso da ferrovia como alternativa de transporte reduz a emissão de gases poluentes, ao mesmo tempo em que promove atividades econômicas baseadas em turismo ecológico e cultural.

As regiões que receberão esse passeio já estão se preparando, com a abertura de novos empreendimentos turísticos, como pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.

Referências da notícia

Novo trem que vai transportar passageiros entre dois estados no Sudeste é confirmado pelo Governo federal! Transporte promete facilitar vida de milhares de pessoas e ainda gerar muitos empregos. 13 de dezembro, 2024. Alisson Ficher.

Trem turístico que ligará Rio a Minas Gerais pode começar a circular a partir de junho de 2025. 13 de dezembro, 2024. Redação O Globo.

Trem turístico na divisa entre RJ e MG deve entrar em circulação em 2025. 16 de dezembro, 2024. CNN Brasil.