Nuvem de fumaça dos incêndios do Canadá chega à Europa: veja as imagens!
O Canadá enfrenta uma terrível época de incêndios florestais, com milhões de hectares devastados pelo fogo. Nos últimos dias, uma nuvem de fumaça atravessou o Atlântico e chegou aos Açores e a Portugal continental. Veja as imagens!
Os incêndios florestais no Canadá têm liberado enormes quantidades de fumaça na atmosfera neste mês, com grandes consequências em cidades como Nova Iorque, nos Estados Unidos, a centenas de quilômetros de distância, onde a visibilidade ficou muito reduzida e a qualidade do ar atingiu níveis alarmantes.
A fumaça vem afetando a província do Quebec no Canadá nestas últimas semanas, e já viajou milhares de quilômetros pelo oceano Atlântico, chegando aos Açores há alguns dias, e na última segunda-feira (26) atingiu o sudoeste da Europa (Península Ibérica). As imagens de satélite no portal da Meteored mostram com clareza a chegada da nuvem de fumaça em Portugal.
As imagens deste fenômeno não demoraram a aparecer nas redes sociais na segunda-feira (26), com vários registros em vídeos e fotos do céu acinzentado e escuro, capturados em várias cidades do país, como Porto, Gaia, Chaves, Serra da Estrela, Lisboa e Portalegre. A nuvem de fumaça também alcançou várias regiões da Espanha, como Salamanca, e de acordo com o Copernicus, prevê-se que alcance mais países da Europa nesta terça-feira (27), como a França, Reino Unido, Irlanda e Bélgica.
Apesar dos fogos liberarem gases tóxicos como dióxido e monóxido de carbono e óxido de nitrogênio, não há perigo para a saúde dos habitantes de Portugal.
Isto porque, ao contrário do Quebec ou até mesmo da cidade de Nova Iorque, em que a concentração de gases e partículas tem sido substancialmente alta e, por isso, bastante perigosa por ultrapassar os limites convencionais que constituem ameaça para a saúde, “esta nuvem é constituída por gases e partículas muito pequenas, inferiores a 2,5 micrômetros” - de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) - um limite inferior ao estabelecido como ameaça para a saúde.
Como a nuvem aparenta estar confinada acima dos 1.100 metros de altitude, não afetará as populações abaixo disso. Contudo, pessoas que residam em altitudes iguais ou superiores à esta deverão tomar alguns cuidados como usar máscara e evitar sair na rua. Outros efeitos provocados pela nuvem de fumaça dos incêndios do Canadá são: a redução da visibilidade, do brilho do Sol e da tonalidade azul do céu, bem como nascer e pôr-do-sol com cores mais vívidas.