O maior e mais eficiente concentrador solar do mundo foi instalado na Índia para fornecer energia!
Com um tamanho apoteótico, o “SG4 Big Dish” proporciona múltiplos benefícios. Também proporciona uma visão de longo prazo para a formulação de políticas climáticas aplicáveis em todo o planeta.
Essa notícia leva-nos em uma viagem ao continente asiático, mais concretamente à parte ocidental da Índia, onde foi instalado o maior e mais eficiente concentrador solar alguma vez visto no nosso planeta Terra. O objetivo desta gestão é entregar energia a um centro de pesquisa e a um hospital.
Esse impressionante concentrador solar fornecerá eletricidade para o uso do ar condicionado, tão necessário na Índia, e para outras aplicações diárias. Atualmente a equipe de trabalho está alinhando esta construção monumental, que pesa 26 toneladas, com a trajetória do sol porque é necessário maximizar o desempenho da irradiância.
É importante mencionar, em palavras simples, que a irradiância é utilizada para definir a potência da radiação eletromagnética que atinge determinado local. Também é importante ao definir o valor da constante solar. Tudo isso é feito por meio do rastreador solar RaZON+ da Kipp & Zonan que registra a irradiância, a duração do sol em horas e a energia.
Características, benefícios, desafios e oportunidades apresentados por este projeto de energia renovável
"SG4 Big Dish" é o nome deste enorme concentrador solar que possui 380 espelhos parabólicos. E não é tudo, pois a sua área refletora cobre uma impressionante área de 500 m². Localizado em seu ponto focal está um coletor térmico, que permite que os espelhos parabólicos concentrem a luz solar.
Para ter sucesso na maximização da eficiência deste concentrador solar, o monitoramento extremamente preciso do sistema RaZON+ da Kipp & Zonen da OTT HydroMet foi fundamental. Desta forma conseguiram alinhar o “SG4 Big Dish” com a trajetória do sol, permitindo que a irradiação seja captada na sua máxima expressão.
Com o passar dos meses, surgiram desafios como o movimento das nuvens que afeta a quantidade de energia recebida. Por isso, a previsão do tempo aplicada ao funcionamento diário do concentrador solar é fundamental.
No entanto, esse avanço tecnológico é um modelo a seguir para cobrir as necessidades energéticas de uma forma mais sustentável. Sem dúvida, é uma iniciativa que pode ser replicada no mundo, que poderá fazer parte das políticas climáticas urgentes, proporcionando uma visão mais esclarecedora dos passos a seguir para um estilo de vida amigo da natureza.