O mês da Astronomia chegou! O que ver no céu em abril?

Em abril é comemorado o mês internacional da Astronomia e astrônomos do mundo inteiro ficam de olho no céu para comemorar. Um resumo do que você pode esperar no céu nesse mês de abril e as datas para comemorar.

O mês da Astronomia tem alguns eventos astronômicos para poder acompanhar!
O mês da Astronomia tem alguns eventos astronômicos para poder acompanhar, um eclipse, chuva de meteoros e dois cometas visíveis.

O mês de abril é conhecido como o mês internacional da Astronomia com astrônomos comemorando com eventos e observações ao redor do mundo. O dia 29 de abril marca o dia internacional da Astronomia.

Muitos eventos astronômicos aconteceram em abril e até observações que marcaram a história da Astronomia. Além disso, abril tem marco importante no início da exploração espacial com o primeiro homem a ir para o espaço.

Além disso, abril de 2023 será marcado com alguns acontecimentos no céu como um eclipse e duas chuvas de meteoros que vão atingir o ápice durante o mês.

Mês da Astronomia

O mês da Astronomia foi criado em 1973 com o intuito de trazer as pessoas, principalmente pessoas fora da área, mais perto da Astronomia. A ideia era divulgar Astronomia entre o público e focar um mês inteiro apenas com eventos de observação.

O dia da Astronomia é celebrado duas vezes ao ano em dias próximos aos equinócios.

O motivo é que nos equinócios, os raios solares atingem o hemisfério Norte e hemisfério Sul de forma igual deixando um céu mais homogêneo nos dois hemisférios.

Porém, abril é escolhido como o mês para celebrar globalmente porque além de marcar um dos dias da Astronomia, também é o mês com diversos marcos importantes na história da Astronomia.

Observação histórica foi feita no mês de abril

Um dos marcos importantes na Astronomia foi a primeira foto de um buraco negro e também a divulgação dessa foto. A primeira campanha do Event Horizon Telescope acontecem em abril de 2017, onde foram capturadas as duas primeiras fotos de buracos negros na história.

Foto do buraco negro supermassivo M87*
Primeira fotografia de um buraco negro, o M87*. A captura da foto foi feita em abril de 2017 e foi divulgada em abril de 2019. Crédito: Event Horizon Telescope

Além disso, a primeira foto foi divulgada 2 anos depois, no dia 10 de abril de 2019, através de uma coletiva de imprensa que juntou cientistas e jornalistas do mundo inteiro para ver, pela primeira vez, a foto de um buraco negro.

Por utilizar 8 telescópios espalhados pelo globo terrestre, era necessário um clima parecido em lugares como Polo Sul e Havaí. Abril era o mês perfeito para a observação por ser próximo de um equinócio.

O equinócio é uma data importante porque nele tanto o hemisfério Sul quando o hemisfério Norte recebem a mesma quantidade de luz solar.

Primeiro homem a ir ao espaço

Abril também marca o dia do cosmonauta, 12 de abril, esse dia é em homenagem ao aniversário da ida do primeiro ser humano ao espaço. Aconteceu no dia 12 de abril de 1961 quando Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, orbitou a Terra em uma altitude de 315 km.

Yuri Gagarin no ônibus em direção à base lançamento.
Na foto vemos Yuri Gagarin no ônibus que o levava até a base de lançamentos. Crédito: NASA

Essa primeira ida é um marco na corrida espacial e na exploração espacial. A partir desse daí, várias outras missões foram feitas ao decorrer dos anos com intuito de explorar o Universo. Inclusive a missão Apollo 11, 8 anos depois, que levou o homem a pisar na Lua.

Abril de 2023: o que esperar?

Com um mês marcado por datas importantes e eventos, é possível comemorar olhando o céu com eventos astronômicos interessantes. Duas chuvas de meteoros, cometas e até mesmo um eclipse solar para quem tiver sorte de estar nas regiões.

Chuvas de meteoros

As chuvas de meteoros, Líridas de Abril e π-Púpidas, atingirão os seus picos a partir do dia 20 desse mês. Será possível ver no céu noturno repleto de meteoros riscando o céu. No Brasil, será possível ver a chuva Líridas, resíduos do cometa Thatcher, que pode riscar o céu.

Cometas

Além disso, cometas que poderão ser vistos. Em especial, o 364P/PANSTARRS que estará bem próximo ao nosso planeta e será visível em ambos os hemisférios. Outro cometa que ainda é possível observar é o 81P/Wild que está começando a se afastar da Terra.

Eclipse solar

Por fim, tem um eclipse solar que será visto em algumas regiões do hemisfério Sul, infelizmente o Brasil não está localizado nessa região. O eclipse solar será total que acontece quando a Lua cobre o Sol por inteiro no céu.