O outono começa hoje: qual a tendência do clima no trimestre?
Para o centro-sul do país, principalmente para a região sul, o outono é a época do aumento da frequência e da intensidade das frentes-frias, com direito a vegetação avermelhada, tempo ameno e brisas constantes.
Hoje, 20 de março de 2021, às 06h38, se iniciou a estação do outono que deve perdurar até o dia 21 de junho. O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. O começo do outono, assim como o começo da primavera, é marcado pelo exato instante que os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador. Isso resulta em dias e noites com duração iguais, fenômeno que é chamado de equinócio e ocorre duas vezes por ano.
Climatologia do outono
O início do outono é um período importante para a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Entre o final do mês de março e o final do mês de abril, a ZCIT atingi sua posição mais austral, ou seja, mais ao sul. Este deslocamento da ZCIT influencia as chuvas do extremo norte do país. Já o final do outono, entre maio e junho, marca o início do deslocamento da ZCIT para o HN, ou seja, gradualmente diminuindo a precipitação no extremo norte. Portanto, climatologicamente, o extremo norte do país é beneficiado com essas chuvas durante boa parte do outono.
Climatologicamente, a convecção da Amazônia está bastante ativa durante o início do outono, provocando muita chuva devido ao aquecimento radiativo da superfície e contribuindo para o deslocamento da Alta da Bolívia mais para o norte. As regiões litorâneas são favorecidas pelos sistemas de brisa que transportam umidade do oceano para o continente auxiliando na manutenção das chuvas.
No centro-sul do país, principalmente no sul, as frentes frias se deslocando mais frequentemente e tendem a dominar a precipitação e a modular as temperaturas nestas áreas.
Situação atual
No pacífico equatorial, as condições de La Niña estão presentes. Porém, a La Niña está enfraquecendo e, de acordo com a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), existe uma probabilidade de 60% de chance de que a fase neutra do ENSO se estabeleça durante este outono do hemisfério sul.
Atualmente, no oceano Atlântico, as anomalias de temperatura estão próximas da climatologia na costa do Nordeste e deve permanecer assim durante todo o outono. Portanto, não deve ter impacto significativo para a precipitação nessa região. Já entre o sul e o Sudeste, as anomalias estão positivas e devem favorecer as chuvas no litoral.
Dependendo da sua fase, a oscilação Madden-Julian (MJO) pode favorecer ou não as chuvas sobre o Brasil. Geralmente, o MJO tende a ser mais ativo durante os anos neutros do ENSO. Atualmente, o MJO está fraco, mas ativo entre a fase 8 e fase 1, o qual tende a favorecer as chuvas no brasil. Porém, de acordo com as previsões do NCEP, esse sistema deve perder amplitude no início de abril. É algo que deve ser acompanhado durante o outono.
A Oscilação Antártica é outro item importante para previsão sazonal. Quando esta oscilação está positiva, não há favorecimento de entradas de sistemas frontais pelo sul do país, assim auxiliando as chuvas e queda de temperatura. Quando negativa, o inverso ocorre. Atualmente, a oscilação antártica está positiva, mas a previsão é que se torne neutra ou levemente negativa nas próximas semanas.
O Dipolo do índico está neutro e a tendência é que se mantenha assim até pelo menos agosto. Portanto, os efeitos das teleconexões associadas a este sistema não irão atuar no Brasil neste outono.
Previsão do outono
De acordo com a previsão sazonal por conjunto do centro europeu, a única região do país que deve apresentar chuva acima da média é o extremo norte da região norte. O resto do país deve ficar próximo da climatologia ou um pouco abaixo da média.
Já as temperaturas do outono também devem ficar próximas a média climatológica em todo país com pequenas variações. A exceção é o Nordeste e o centro-oeste do brasil que devem apresentar temperaturas levemente acima da média, principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.