O primeiro e único hotel com certificação Carbono Neutro no Caribe está em Aruba
Apresentamos a você o primeiro e único hotel a alcançar a neutralidade de carbono em todo o Caribe. O local recebeu vários prêmios por seu trabalho em sustentabilidade e compromisso extremo com o meio ambiente.
A indústria do turismo sustentável está em constante crescimento em todo o mundo. Obter a certificação de Carbono Neutro é um valor agregado muito valioso que poucos hotéis no mundo conseguiram alcançar.
Aruba se tornou um exemplo importante de turismo sustentável. Com a sua beleza natural deslumbrante e um forte compromisso com a proteção do ambiente e do bem-estar da sua comunidade local, provou que é possível alcançar o sucesso na indústria do turismo sem comprometer os valores fundamentais da sustentabilidade.
A praia Eagle Beach de Aruba foi premiada pelo Tripadvisor com o prêmio 'Travellers' Choice Best of the Best Award 2023', como “Segunda Melhor Praia do Mundo” e a “Número Um em Praias do Caribe”. Nesta praia está localizado o primeiro e único hotel certificado como “neutro em carbono” em todo o Caribe: o Bucuti & Tara Beach Resort.
A Meteored Argentina conversou em entrevista exclusiva com Crescenzia Biemans, da Equipe Executiva, Jurídica e de Relações Públicas do Bucuti & Tara Beach Resort, que, muito cordial, contou com orgulho sobre os resultados satisfatórios obtidos após longos anos de trabalho e compromisso iniciado por seu avô Ewald Biemans.
O Sr. Biemans é o fundador, proprietário e diretor executivo do hotel. Na Bucuti conseguiram um equilíbrio perfeito, oferecendo excelência em hospedagem para todos os seus visitantes e total proteção ao meio ambiente, buscando sempre melhorar.
O primeiro hotel neutro em carbono do Caribe
A ilha de Aruba tem sol garantido para as suas férias, e os furacões não são frequentes por lá, mas para continuar sendo um paraíso único no Caribe temos que estar cientes de que aquela que é conhecida como “A Ilha Feliz” será extremamente vulnerável às mudanças climáticas como consequência do aquecimento global acelerado.
Portanto, para continuarmos a desfrutar dos nossos paraísos naturais como os conhecemos, é urgente reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e no Bucuti & Tara Beach Resort não só compreenderam isso, como estão trabalhando incansavelmente para manter altíssimos níveis de sustentabilidade há anos e são um exemplo a seguir.
Crescenzia Biemans comenta que: “Bucuti & Tara Beach Resort é o primeiro e único hotel em todo o Caribe a alcançar a neutralidade de carbono certificada como CarbonNeutral® desde 2018”.Este é um padrão global concedido a empresas e negócios que reduziram as suas emissões de CO2 a zero.
“No nosso hotel oferecemos uma experiência de carbono zero, os hóspedes não deixam nenhuma pegada de carbono, passam dias de férias incríveis sem culpa”, afirma Crescenzia, que se juntou à equipe do Bucuti há alguns anos e tem formação em Direito, Política, Psicologia e Economia.
"Somos o primeiro hotel do mundo a ganhar o prestigiado Prêmio de Ação Climática Global das Nações Unidas 2020 para 'Climate Neutral Now', obtendo a pontuação perfeita do Green Globe, que é a certificação líder mundial para operação e gestão sustentável de viagens e turismo em todo o mundo”, conta Crescenzia.
A ONU elogia o programa ambiental deste hotel e coloca-o como um exemplo replicável e escalável para a indústria hoteleira. Esses reconhecimentos não apenas elevaram o perfil do resort, mas também colocaram Aruba no cenário mundial.
Como eles alcançaram seu objetivo?
O hotel implementou uma série de medidas para minimizar a sua pegada ecológica, como a eficiência energética e a gestão responsável de resíduos. Além disso, investiu em tecnologia de energia renovável, incluindo painéis solares e sistemas solares de água quente, reduzindo assim a sua dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação da mudança climática.
"Temos no complexo a instalação de painéis solares fotovoltaicos, aliados à energia da ilha produzida por turbinas eólicas e painéis solares. Nosso hotel funciona com uma grande porcentagem de energia limpa e pretendemos continuar crescendo nesse sentido ”, explica Crescenzia.
Também tomaram medidas especiais no restaurante do hotel, chamado Elements, que se orgulha de servir comida local e sustentável. Os chefs utilizam ingredientes frescos e da temporada, promovendo a agricultura local e reduzindo a pegada de carbono dos alimentos. Isto não só beneficia a comunidade local, mas também proporciona aos hóspedes uma experiência gastronômica autêntica e saudável.
"Evitamos ao máximo a geração de desperdício de alimentos, para reduzir a pegada de carbono associada, sem impactar no excelente serviço e na satisfação dos hóspedes, claro. Mesmo assim, doamos os restos de comida que não podem ser evitados aos agricultores locais para alimentarem os seus animais", diz Biemans.
O hotel aquece a água com energia solar, “os visitantes desfrutam de um banho de jacuzzi sem culpa e os equipamentos de ginástica geram eletricidade. Além disso, os veículos do resort são substituídos por veículos elétricos”, afirma ela.
Em Aruba, as altas temperaturas acompanhadas de constantes rajadas de ventos alísios fazem com que o ambiente externo não seja tão sufocante, mas no interno é necessário o uso de ventiladores e/ou ar condicionado. “Em primeiro lugar, utilizamos uma tinta com camada isolante para os exteriores e interiores do complexo, para que o calor de fora não entre nos cômodos e o ambiente interno condicionado não se perca para o exterior", diz Biemans. O local possui ar condicionado mais eficiente em uma ala, o que permitiu uma redução de 15% no consumo de energia e representa uma redução adicional de 14% para todo o complexo.
Bucuti busca continuar melhorando. Depois de cumprir o objetivo da certificação de carbono neutro, agora trabalha para incorporar novos projetos e assim alcançar a excelência tornando-se um resort “Carbono-Negativo”.
"Estamos nos concentrando em nos tornarmos 'Net Zero', ou 'Carbono-Negativo'. É aqui onde mais CO2 é removido da atmosfera do que produzido. O Sr. Biemans fundou uma reserva natural de 120 mil metros quadrados de terra que iremos reflorestar", disse Crescenzia.
Ewals Biemans: um exemplo em turismo e hotelaria sustentáveis
Ewals é austríaco, nasceu numa fazenda e evidentemente que o contato com a natureza desde muito jovem o marcou. Foi a sua inspiração tão jovem que o levou a percorrer este grande caminho até se tornar no reconhecido ambientalista que é hoje. Ele foi nomeado pelo Caribbean Journal como o Hoteleiro Caribenho do Ano de 2017.
“Meu avô chegou a Aruba nos anos 70, há mais de 50 anos, e começou a trabalhar na cozinha de um restaurante como lavador de vidro. Seu crescimento foi possível com muito trabalho, dedicação e esforço”, disse Crescenzia.
O Sr. Biemans abriu o Bucuti Beach Resort em outubro de 1987 e, em 2014, o Tara Beach Suites tornou-se um hotel com uma taxa de ocupação média de 96% desde a inauguração.
O Hotel Bucuti & Tara também se destaca pelo foco na educação ambiental. Oferece aos visitantes programas de conscientização, como excursões de observação de aves e palestras sobre conservação marinha, que lhes permitem conhecer o ambiente natural de Aruba e sua importância. Isto incentiva uma maior compreensão e respeito pela biodiversidade e pelo ecossistema marinho da ilha.
A meteorologista Marina Fernández agradece a grande disposição de Crescenzia Biemans pela conversa com a Meteored Argentina e por responder com detalhes à sua entrevista.