O que é a enxameação e por que as abelhas invadiram o jogo de Indian Wells
Milhões de abelhas que apareceram no meio da partida forçaram o cancelamento do torneiro de tênis de Indian Wells. Este evento inusitado certamente será lembrado com graça pelas pessoas presentes.
O evento ocorreu na quinta-feira, 15 de março de 2024, durante a partida das quartas de final do BNP Paribas Open entre o espanhol Carlos Alcaraz e o alemão Alexander Zverev. Às 14h20 hora local, a partida foi suspensa quando um enxame de abelhas invadiu a quadra, as arquibancadas e as câmeras enquanto Alcaraz sacava no primeiro set com o placar empatado em 1 a 1.
Ambos os jogadores, juntamente com o árbitro de cadeira, foram forçados a deixar a quadra por segurança após receberem algumas picadas. "Foi um momento aterrorizante. Não sabia o que fazer. Eu só queria sair da quadra o mais rápido possível", disse o tenista Alexander Zverev à mídia.
E embora Alcaraz tenha vencido a partida, a estrela da partida foi o apicultor Lance Davis. O apicultor transferiu os insetos com um aspirador de pó para uma gaiola para transportá-los para fora do estádio e depois para uma de suas colmeias pessoais. “Nem todos os heróis usam capa”, escreveu Alcaraz na rede social 'X', respondendo a um vídeo de Davis em ação.
Por que as abelhas invadiram?
A multiplicação e divisão natural das colônias de abelhas é a enxameação, que ocorre quando parte da população sai de uma colmeia (o enxame) e se instala em um novo local que pode ser em casas, árvores ou vias públicas.
O torneio de Indian Wells acontece no estado da Califórnia, EUA, onde a primavera está começando. Com a chegada da floração primaveril, os recursos alimentares são tão abundantes que a abelha-rainha pode pôr mais de 1.500 ovos por dia.
À medida que as abelhas jovens emergem das suas células, o espaço na colmeia torna-se um luxo. Além disso, como a rainha controla tudo graças aos seus feromônios, esse controle enfraquece à medida que a densidade de abelhas aumenta e ela começa a perder o controle sobre o seu reino.
Algumas abelhas obreiras desafiam o seu papel pré-estabelecido e iniciam um ato de rebelião. Elas capturam os ovos recentemente postos pela rainha, transferem-nos para células especiais e alimentam-nos com a preciosa geleia real. Ali os ovos crescem e se tornam jovens rainhas, destinadas a herdar o trono da colmeia.
Antes mesmo de saírem do casulo, estas jovens princesas exalam um aroma peculiar que desperta na rainha-mãe o instinto ancestral da migração, a necessidade de dividir e conquistar novos horizontes.
Num dia claro e radiante, a rainha deixa a colmeia, cercada por uma corte de milhares de abelhas devotadas. Juntas, carregadas com o néctar da primavera, partem em busca de um novo lar. Apesar de ser intimidante com seu zumbido crescente, este enxame é completamente inofensivo. Enquanto não tiverem um lar fixo para defender, não sentirão a necessidade de aumentar o seu poder em autodefesa.
Mito ou realidade?
Há informações circulando em diversos sites onde se afirma que se um enxame se formar em uma casa, deve-se esperar 48 horas porque as abelhas saem sozinhas.
Há alguma verdade nesta afirmação. Quando o enxame sai da colônia, as abelhas batedoras pousam em um local que é uma primeira estação, onde costumam permanecer de algumas horas a 2 ou 3 dias.
A partir daí elas formam uma base para sair e explorar outros locais que não os deixem expostos às intempéries, ou seja, locais, buracos, que lhes proporcionem proteção. Quando encontram um local de melhor qualidade, passam informações entre si, recrutam abelhas para fiscalizá-lo e, quando a maioria verifica que se trata de um lar melhor, o enxame levanta voo.
Porém, pode acontecer que o enxame permaneça no local onde pousa, uma vez que as abelhas não encontram outro local mais adequado para nidificar.
O que fazer diante de uma invasão de abelhas?
Na Argentina, o SENASA fornece informações em caso de invasão desses polinizadores. As pessoas que têm contato com enxames naturais devem se comunicar com os apicultores do órgão, para que possam ir até o local e mover esses insetos.
Cada província possui um registro onde os socorristas do enxame são registrados. Normalmente os apicultores deixam seus telefones com os bombeiros voluntários e/ou Defesa Civil de cada área.