O que é o fenômeno raro 'Arco-íris de fogo' que foi visto no céu no Piauí?

Moradores da cidade de Picos, no estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, registraram um fenômeno raro no céu no último fim de semana: um “arco-íris de fogo”. Entenda aqui do que se trata.

nuvens iridescentes, Piauí
O ‘arco-íris de fogo’ avistado no céu de Piauí no último final de semana. Fonte: Redes sociais/Reprodução.

Moradores do município de Picos, no estado do Piauí, a cerca de 331 km da capital Teresina, registraram nuvens iridescentes (que refletem as cores do arco-íris) no céu da cidade na tarde do último sábado (26 de outubro). Trata-se de um fenômeno raro conhecido também como ‘arco-íris de fogo’.

Veja abaixo o vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter) por um morador da cidade, mostrando o fenômeno:

Esse fenômeno atmosférico ocorre devido à refração dos raios solares nos cristais de gelo suspensos na atmosfera; e é considerado raro porque a luz solar precisa refletir em um ângulo preciso para gerar essa aparição.

Que fenômeno é esse?

Primeiramente, vamos falar o que é refração. A refração é um fenômeno óptico em que ocorre alteração da velocidade e comprimento da luz devido à mudança do meio de propagação, isto é, quando a luz atravessa meios ópticos diferentes.

O “arco-íris de fogo” ocorre quando os raios solares são refratados através de cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo Cirrus na atmosfera, gerando esse efeito de iridescência no céu. Esse tipo de nuvem se forma na alta troposfera a cerca de 10 mil metros de altitude, em uma temperatura ambiente inferior a 0°C; por isso é constituída por minúsculos cristais de gelo.

difração, luz
Exemplo de refração da luz branca em um prisma de vidro. Crédito: Divulgação.

O fenômeno é considerado raro porque para ocorrer, o Sol precisa estar a um ângulo preciso de pelo menos 58 graus acima do horizonte, para que os cristais de gelo na nuvem possam atuar como um prisma, refratando a luz do Sol.

Uma curiosidade: esse fenômeno não ocorre nas latitudes mais altas dos Hemisférios Norte e Sul, pois o Sol não chega a ficar tão alto no céu nessas regiões. E é difícil prever quando um “arco-íris de fogo” pode ocorrer.

O ‘Arco-íris de fogo’ é causado pela refração dos raios solares nos cristais de gelo presentes na atmosfera, e é considerado raro porque a luz solar precisa refletir em um ângulo preciso.

Ainda, o fenômeno só ocorre quando o céu está encoberto por algum tipo de nebulosidade. E essas nuvens devem ser finas (por isso as do tipo Cirrus), pois só assim serão capazes de dispersar os raios do Sol através dos cristais de gelo.

Outros casos registrados

Já tivemos alguns outros registros do fenômeno aqui no Brasil, e também em outros lugares do mundo. Um exemplo foi na cidade de Arealva, no estado de São Paulo, em 27 de dezembro de 2017, que encantou os moradores da localidade.

Nuvem iridescente em Arealva, São Paulo, 2017
Nuvem iridescente em Arealva, São Paulo, em 2017. Crédito: Gabriel Vinicius da Silva Santos.

Outro caso ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 30 de novembro de 2023, por volta das 18h e foi registrado pelo fotógrafo Roberto Lemos.

Nuvem iridescente, Foz do Iguaçu, 2023
Nuvem iridescente registrada em Foz do Iguaçu, em 30 de novembro de 2023. Crédito: Roberto Lemos.

Ao redor do planeta, o fenômeno também já foi observado, por exemplo, na praia de Isle of Palms, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 16 de agosto de 2015. Dezenas de banhistas registraram a ocasião.

Nuvem iridescente na praia de Isle of Palms, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, 2015.
Nuvem iridescente na praia de Isle of Palms, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 16 de agosto de 2015.

Independente do local onde ocorra, fato é que este fenômeno é belo e chama a atenção de todos que têm a chance de observá-lo!

Referências da notícia:

G1/Globo. “Fenômeno raro, 'arco-íris de fogo' é visto no céu do Sul do Piauí; VÍDEO”. 2024.

UOL. “Vídeo: 'arco-íris de fogo' é visto no céu do Piauí; entenda o fenômeno”. 2024.