O que esperar do El Niño nos próximos meses?
O El Niño continua ativo, porém não deve permanecer por muito tempo. A transição do El Niño para o ENSO-neutro é esperada para o mês de Agosto ou Setembro. A condição neutra tem maior probabilidade de permanecer durante a primavera e o verão do Hemisfério Sul.
O fenômeno El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Este aquecimento oceânico pode afetar o clima na escala global devido as mudanças nos padrões de circulação do vento e nos regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Desde o início de junho de 2018, as Temperaturas da Superfície do Mar (TSMs) estiveram um pouco acima da média na maior parte do Oceano Pacífico. Durante fevereiro de 2019, anomalias de TSM positivas se fortaleceram na maior parte do Pacífico equatorial e o El Niño se estabeleceu.
No mês passado, as anomalias positivas de SST enfraqueceram gradualmente no Pacífico leste. Na camada superior do Pacífico tropical (0-300m), as anomalias de temperatura subsuperficiais positivas estiveram presentes durante a maior parte do período (Junho de 2018 até o presente). As anomalias diminuíram para valores próximos à média no final de abril, antes que as anomalias positivas retornassem no final de maio. Durante junho, as anomalias diminuíram e as temperaturas estão próximas da média.
A variabilidade intrasazonal na atmosfera (vento e pressão), que é frequentemente relacionada à Oscilação Madden-Juliana (MJO), pode afetar significativamente as condições de superfície e subsuperfície em todo o Oceano Pacífico. De janeiro a maio de 2019, as anomalias de vento de oeste (baixos níveis) surgiram periodicamente sobre o Oceano Pacífico equatorial do centro-oeste. Na última semana, ventos de baixa altitude estavam próximos da média na maior parte do Oceano Pacífico equatorial. Também na última semana, divergências de nível superior anômalas foram observadas na maior parte do Pacífico equatorial.
Previsões do ENSO
A maioria dos modelos numéricos de tempo e clima estão prevendo que a temperatura da superfície do mar na região Nino3.4 (Pacífico central) permanecerá próxima da média durante a primavera e o verão do Hemisfério sul, ou seja, as condições de neutralidade devem se estabelecer neste período.
Um observação notável sobre as previsões do modelo é uma leve reviravolta na anomalia prevista para o verão e o outono do Hemisfério Sul. Essa recuperação também se reflete nas probabilidades de previsão para El Niño, neutro e La Niña, onde a probabilidade de redução neutra cai um pouco no verão, e as chances de El Niño aumentam (Neutro ainda é o resultado mais provável). A probabilidade de La Niña permanece relativamente pequena, cerca de 15%.