Onda de calor na Grécia provoca graves incêndios florestais e 26 mortos até o momento

Uma nova onda de calor está afetando a região sul da Europa. O fenômeno tem causado fortes incêndios florestais, forçando a evacuação de milhares de pessoas, e já deixou várias vítimas fatais.

incêndios florestais na Grécia
Bombeiros tentando controlar a propagação do fogo que ameaça a vila de Avantas, na Grécia, na segunda-feira (21). Créditos: Konstantinos Tsakalidis/Bloomberg/Getty Images.

O incêndio florestal é um grande problema para a preservação do ambiente. Ele nada mais é do que a propagação do fogo, em áreas florestais ou de savana (cerrados e caatingas), que ocorre geralmente nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionado com a redução da umidade no ambiente.

Um incêndio florestal é um fogo ou queimada que se propaga sem controle em uma área florestal ou de savana (cerrados e caatingas), gerando danos materiais, ambientais e humanos onde ocorre.

Eles podem ser causados, entre outros, por fatores naturais, mas as condições climáticas e ambientais são decisivas para fortalecê-los, facilitando sua propagação. Como por exemplo, a atuação de um evento de onda de calor.

E é o que está acontecendo agora no sul da Europa. Uma nova onda de calor está provocando fortes incêndios florestais, os quais já deixaram várias vítimas, e forçando a evacuação de milhares de pessoas.

Forte calor trazendo o caos para a Europa

A onda de calor que está atuando sobre o sul do continente europeu está causando incêndios florestais na Grécia, na Espanha e Itália, e milhares de pessoas estão tendo que sair de suas casas por precaução. A França e outras regiões ao redor também estão sofrendo com o calor e fortes ventos. Autoridades francesas pediram que os moradores evitem sair de casa, sem que haja necessidade.

Na Grécia, os incêndios já deixaram 26 mortos desde o início desta semana. Na cidade de Alexandrópolis, 65 pacientes precisaram ser retirados de um hospital nesta terça-feira (22). "Trabalho há 27 anos, nunca vi nada assim. Macas por toda parte, pacientes aqui, soro lá… Foi como uma guerra, como se uma bomba tivesse explodido", disse o enfermeiro Nikos Gioktsidis à agência de notícias Reuters. O incêndio na cidade também ameaça o Parque Nacional de Dadia, uma das áreas protegidas mais importantes da Europa.

incêndios florestais na Grécia, onda de calor
Carro de bombeiro em uma estrada durante incêndio florestal em Chasia, nos arredores de Atenas, Grécia. Crédito: Angelos Tzortzinis/AFP.

Na região de Evros, comunidades precisaram ser deslocadas devido ao risco de novos incêndios nos próximos dias, após orientação das autoridades locais. Milhares de moradores em Ano Liosia, no noroeste de Atenas, também precisaram deixar suas casas. As chamas continuam a se espalhar sem controle também no nordeste da Grécia, bem como nas ilhas de Evia e Kythnos, na região da Beócia, no Peloponeso e no oeste do país.

Segundo os bombeiros, mais de 60 focos foram declarados nas últimas 24 horas no nordeste da Grécia. Vários países decidiram enviar ajuda através da União Europeia. "A Grécia está testemunhando uma escala sem precedentes de devastação por incêndios florestais neste verão e, em tempos tão difíceis, a assistência rápida da União Europeia é vital", disse o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, em um comunicado.

calor extremo na Espanha, onda de calor
Um termômetro indica uma temperatura de 40ºC durante a quarta onda de calor do verão, em 21 de agosto, em Badajoz, Extremadura, Espanha. Crédito: Europa Press/ ABACA.

A maior parte da Espanha está em alerta de risco muito alto ou extremo para incêndios florestais. Na ilha de Tenerife, por exemplo, o fogo já vem sendo registrado há uma semana, e até agora forçou a evacuação de mais de 12.000 pessoas. Conforme a Agência Estatal de Meteorologia do país, a AEMET, o incêndio já destruiu 15.000 hectares em 12 localidades. Na Itália, cerca de 700 pessoas precisaram ser retiradas após um incêndio que começou na segunda-feira (21) na Ilha toscana de Elba, e felizmente nenhuma vítima foi registrada. Até o momento, 14 hectares já foram queimados.

E como serão os próximos dias?

E essa situação deve continuar nos próximos dias. Na Espanha, segundo a AEMET, a onda de calor deverá atuando, com temperaturas que devem ultrapassar os 40ºC em grandes áreas do sudoeste e nordeste da Península Ibérica até a quinta-feira (24).

Um alerta vermelho de temperaturas elevadas, de até 40°C, foi emitido para 17 cidades da Itália nesta segunda-feira (21), incluindo Roma, Bolonha, Florença e Turim. Porém, mais cidades podem receber o aviso na quarta-feira (23). As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa entre 10h e 18h, hora local, segundo informou a agência de notícias estatal ANSA.

incêndios florestais na Grécia
Bombeiros combatem chamas durante um incêndio perto de Prodromos, Grécia, na segunda-feira (21). Créditos: Spyros Bakalis/AFP/Getty Images.

Quatro regiões no sul da França receberam alerta vermelho devido a um período de clima excessivamente quente, com temperaturas que devem chegar a 41 ºC, segundo o serviço de meteorologia Météo-France. São elas: Rhône, Drôme, Ardèche e Haute-Loire. Com isso, as autoridades locais podem cancelar eventos e fechar instalações públicas, caso for necessário.

Na Grécia, os riscos de incêndios devido a condições muito quentes e secas continuarão pelo menos até essa sexta-feira (25), segundo meteorologistas do país.