Onda de calor no Nordeste: alerta de temperaturas de 40°C e umidade em nível de deserto! A primavera será assim?
Onda de calor com temperaturas acima de 40°C e umidade relativa de 15%, atingem a região Nordeste nesta semana. Qual a expectativa para a primavera 2023? Chuva abaixo da média? Dias mais quentes? Confira abaixo!
O fim do inverno é marcado por onda de calor nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também nas regiões Norte e Nordeste, com temperaturas acima dos 40°C sendo registradas.
Confira as temperaturas máximas previstas para a região Nordeste e o que esperar da primavera 2023!
As maiores temperaturas registradas no Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou o aviso de baixa umidade com grau de severidade de perigo potencial, iniciando às 11h do dia 18/09/2023 e finalizando às 22h do dia 21/09/2023.
A área afetada compreende a porção sul do Maranhão, Piauí, porção interior dos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além da porção oeste do estado da Bahia e os estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e norte de São Paulo.
Até a última terça-feira (19), o estado do Maranhão registrou a temperatura máxima de 40.3°C no município de Balsas, porção sul do estado, seguido de Carolina e Imperatriz, também no Maranhão, com 40.1°C e 39.4°C respectivamente. As altas temperaturas devem persistir até o final da semana, e assim como o Maranhão, os estados vizinhos Piauí e Ceará também terão temperaturas acima dos 40°C.
Durante a semana, o bloqueio atmosférico deve ganhar força e o pico da onda de calor está previsto para o sábado (23). Lembrando que a sensação térmica pode ultrapassar em até 4°C as máximas registradas dependendo da região.
A última semana do inverno será de muito calor e umidade em níveis de deserto!
No estado do Ceará, as temperaturas máximas variam entre 31°C e 37°C, principalmente no interior do estado. Na capital Fortaleza, são esperadas temperaturas de 31°C com sensação térmica de 33°C nesta última semana do inverno. No município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, espera-se que os termômetros atinjam 38°C nesta semana, com umidade relativa do ar abaixo de 40%.
Na porção central do Maranhão, em Itaipava do Grajaú, os termômetros podem atingir os 41°C na tarde desta quinta-feira (21), e no Piauí, as temperaturas atingem os 40°C, com umidade relativa do ar chegando a 15% na porção sul do Maranhão. Por isso, durante a onda de calor e baixa umidade, o INMET orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia.
Entre o Sertão da Paraíba e de Pernambuco, as máximas podem variar entre 32°C e 36°C durante esta semana, assim como o interior do estado da Bahia. Em Bom Jesus da Lapa, a máxima esperada nesta quinta-feira (21) é de 37°C, mas a sensação térmica pode chegar aos 40°C!
Se no inverno as temperaturas já estão acima dos 40°C, o que esperar com a chegada da primavera? Ainda mais com a presença do El Niño!
Mais uma primavera chegando! Qual a expectativa?
Considerada como estação de transição, a primavera chega no hemisfério sul neste sábado, 23 de setembro. E neste ano, a primavera será marcada pela atuação do El Niño, após 3 anos com a La Niña.
Durante a primavera deste ano, a previsão é de chuvas abaixo da média na região Norte e Nordeste, e com episódios de precipitação muito irregulares e espaçados, gerando um risco maior de estiagem na região!
Além disso, períodos de estiagem e chuvas espaçadas podem favorecer a ocorrência de queimadas. Ou seja, a estação tende a ser muito quente com temperaturas acima do normal para o período da primavera.
O El Niño tende a ganhar mais força na primavera, ou seja, as águas do Pacífico devem aquecer ainda mais e o resultado disso serão dias mais quentes e chuvas abaixo da média na região Norte e Nordeste do Brasil.