Os 10 vídeos mais incríveis de 2024 na Meteored: tempo extremo e fenômenos naturais

Na Meteored compilamos os vídeos mais impactantes de um 2024 que nos deixou um grande repertório de meteorologia extrema e fenômenos naturais impactantes. Qual será o nosso número 1?

O top 10 de vídeos com maior impacto do ano tornaram-se um clássico da Meteored. A nossa redação já acumulou mais de meia década de procura diária e incansável de testemunhos audiovisuais, mostrando desde os fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta até pequenas curiosidades ou desastres naturais.

Nesta edição, temos um ranking muito impactante, com alguns eventos atmosféricos que se revelaram catastróficos de uma forma ou de outra, refletindo o avanço imparável das atuais alterações climáticas, ou algum fenómeno natural que o deixará de boca aberta porque pensará que se trata de um cenário de ficção científica.

Na nossa seção de vídeos poderá encontrar todos os dias os fenômenos mais impactantes avistados em todo o planeta. Não perca!

Em décimo lugar, temos as impressionantes imagens aéreas de uma das erupções que ocorreram este ano na península de Reykjanes (Islândia), obrigando à evacuação dos habitantes da cidade de Grindavík.

Em nono lugar, passamos para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde os megaincêndios florestais de 2024 queimaram quase meio milhão de hectares neste estado, sendo o incêndio de Park o mais notável.

Em oitavo lugar, saltamos para a Índia, mais concretamente para Sonamarg, uma estação de montanha nos Himalaias. No início de fevereiro, uma avalanche maciça deixou imagens muito impactantes. Passamos agora aos Alpes, em particular a Sestriere (Turim, Itália), onde as quedas de neve do final do inverno e da primavera foram muito notáveis, causando numerosos incidentes. Merece certamente o sétimo lugar!

Estes acontecimentos recordam-nos a importância de prestar atenção aos avisos meteorológicos para evitar acidentes ou tragédias num planeta onde os fenômenos meteorológicos se tornam cada vez mais extremos devido às alterações climáticas.

Continuamos a subir para alcançar a sexta posição. Nas regiões desérticas de Marrocos, formaram-se lagos temporários neste outono, meio século depois, devido a um temporal de chuva excecional.

Em quinto lugar, viajamos até Asir, na Arábia Saudita, onde as tempestades do final de maio deixaram numerosos relâmpagos nuvem-solo, alguns deles muito impressionantes. E o quarto lugar vai para algumas imagens espantosas do mar congelado na Argentina, especificamente na baía de San Sebastián (Terra do Fogo), durante uma vaga de frio muito adversa.

Os 3 vídeos mais impactantes de 2024

Chegámos ao pódio, com um resultado muito próximo. A medalha de bronze vai para uma brutal tempestade de granizo associada a uma supercélula que deixou pedras de gelo de até 20 cm e algumas pessoas feridas no final de abril em Guangdong e Guangxi, na China. O segundo lugar foi atribuído ao furacão “zombie” John, que causou estragos em Acapulco (México) ao ressurgir das cinzas, deixando várias pessoas mortas no seu rasto.

A medalha de ouro leva-nos infelizmente para Espanha, onde chuvas torrenciais associadas a uma gota fria ou DINA provocaram inundações históricas e catastróficas, com um número de mortos de quase 230 pessoas, a maioria das quais concentrada na província de Valência, com registos de quase 800 mm em 24 horas durante o trágico 29 de outubro. Esperemos que 2025 nos traga uma classificação mais simpática.