Os buracos negros mais próximos da Terra? Novo estudo encontra evidências

Um estudo liderado encontra evidências de buracos negros mais próximos da Terra. Os buracos negros estariam em um aglomerado de estrelas chamado aglomerado de Híades. Para encontrá-los, utilizou-se o telescópio Gaia que tem como objetivo observar velocidade de estrelas.

Aglomerado de Híades
Aglomerado de Híades está localizado na constelação de Touro e é possível observá-lo na Terra. Crédito: Rogelio Bernal Andero

Todo mundo já se questionou como seria se um buraco negro se aproximasse do Sistema Solar. Diversas hipóteses surgem desde que a Terra seria engolida até que nosso planeta seria arremessado para fora do Sistema Solar. Porém, para isso acontecer, um buraco negro teria que chegar muito próximo do nosso planeta.

Para nossa sorte, sentiríamos o efeito gravitacional e até mesmo conseguiríamos perceber a presença através de técnicas como lentes gravitacionais. É possível que já soubessêmos da presença deles caso algum tivesse em direção ao nosso planeta.

Um grupo de pesquisadores de universidade italianas usaram dados do telescópio Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) e encontraram evidências dos buracos negros mais próximos do planeta Terra que estão em um aglomerado de estrelas.

Telescópio Gaia

O telescópio Gaia foi lançado em 2013 pela Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo da missão é criar um mapa 3D detalhado de cerca de 2 bilhões de objetos dentro da Via Láctea através da observação de suas posições e velocidades.

Telescópio Gaia tem como missão fazer mapa 3D da Via Láctea
Telescópio Gaia foi lançado pela ESA para fazer um mapa 3D da Via Láctea. Crédito: ESA

Até agora, a colaboração do telescópio lançou 4 conjunto de dados, o último sendo de junho de 2022. Uma das maiores descobertas do Gaia foi que a Via Lácta surgiu da fusão de duas galáxias no começo de sua vida, publicada em junho de 2018.

Aglomerados estelares

Aglomerado de estrelas são grupos de estrelas que estão conectadas gravitacionalmente. Há dois tipos principais de aglomerados de estrelas, cada qual com suas características, os aglomerados globulares e os aglomerados abertos.

Aglomerados abertos contém poucas estrelas e estrelas que são mais jovens do que aglomerados globulares que podem possuir milhares de estrelas.

É comum encontrar objetos compactos em aglomerados de estrelas visto que são os resultados finais da vida de estrelas. Dependendo do aglomerado e de seu tipo, pode-se encontrar estrelas de nêutrons, buracos negros e anãs brancas.

Como medir as propriedades das estrelas?

Uma das formas que o Gaia consegue analisar as propriedades das estrelas é através da espectroscopia. Em outras palavras, Gaia consegue observar o quanto uma estrela brilha em diferentes comprimentos de onda.

Usando técnicas como feito Doppler, é possível utilizar os dados do Gaia para conseguir medir a velocidade e posição dessas estrelas e objetos. Dessa forma, é possível criar um mapa de onde está cada estrela e quão rápido ela está.

Encontrando buracos negros

Nós sabemos que os buracos negros interagem gravitacionalmente com o seu ambiente. Dessa forma, é comum encontrar buracos negros junto de estrelas em binárias ou até mesmo estrelas orbitando um ponto em comum que apar

entemente não tem nada.

Ao medir a velocidade dessas estrelas em torno de um ponto, podemos calcular quanto de massa tem naquele ponto em específico. Assim, conseguimos estimar se há um buraco negro presente ali ou não. É um jeito de encontrar buracos negros escondidos em aglomerados de estrelas.

Aglomerado de Híades

O aglomerado de Híades é um aglomerado aberto de estrelas que está a cerca de 150 anos-luz do Sistema Solar. Esse é o aglomerado de estrelas mais próximo do planeta Terra e é possível observá-lo no céu noturno.

Se quiser observá-lo, terá que encontrar a constelação de Touro no céu e o aglomerado aparenta ter um formato de “V” devido suas estrelas mais brilhantes.

Essa aglomerado tem cerca de 625 milhões de anos e uma massa de cerca de 400 massas solares. Há cerca de centenas de estrelas dentro do aglomerado mas o número ainda é incerto.

Buracos negros em Híades

O time de pesquisadores, liderado pelo pesquisador Stefano Torniamenti, usou simulações do aglomerado para entender a dinâmica do sistema. Com as simulações, o time comparou os resultados com as observações do telescópio Gaia.

Buracos negros mais próximos da Terra podem estar localizados no aglomerado estelar mais próximo de nós
Buracos negros mais próximos da Terra podem estar localizados no aglomerado estelar mais próximo de nós, o aglomerado de Híades. Crédito: Jose Mitanous

A conclusão que o time chegou é que para obter as velocidades e posições observadas no aglomerado, só é possível se tiver um conjunto de buracos negros em seu centro. A ideia é que 2 ou 3 buracos negros estejam no centro do aglomerado.

A pesquisa ajuda a entender como buracos negros interferem na evolução de um aglomerado de estrelas. Se confirmado, são os buracos negros mais próximos do nosso planeta.