Os efeitos positivos do consumo de gengibre na sua saúde e bem-estar
Até há alguns anos, quando ouvíamos falar de gengibre, a referência mais próxima que tínhamos era a dos biscoitos em forma de boneco que as famílias americanas comiam no Natal.
Com o nome científico "Zingiber officinale", o gengibre é conhecido pelo seu sabor picante peculiar e pelas suas propriedades curativas, e tem sido um elemento fundamental da medicina tradicional há vários séculos.
Vários estudos científicos confirmam todos os benefícios para a saúde
Originária da Ásia, esta raiz ganhou popularidade em todo o mundo pelos seus impressionantes benefícios para a saúde, que iremos agora desvendar. De facto, existem muitos estudos que apoiam esta teoria.
Propriedades anti-inflamatórias e analgésicas
O gengibre contém os compostos bioativos gingerol e shogaol, que possuem fortes propriedades anti-inflamatórias. De fato, vários estudos confirmam a eficácia do gengibre na redução da dor e da rigidez em pacientes que sofrem de artrite e de problemas musculares.
Pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer
O gengibre não é um tratamento anticâncer. No entanto, os investigadores estudaram os efeitos dos seus compostos ativos em certos tipos de tumores e, em particular, está associado à inibição do crescimento das células tumorais em cancros como o cancro do pâncreas, do fígado, colorretal, da mama e do ovário.
Melhora a digestão
O consumo regular deste "superalimento" pode estimular a produção de enzimas digestivas, o que facilita a decomposição e a absorção de nutrientes essenciais. Também alivia o inchaço e o desconforto estomacal.
Diminuição das náuseas e das tonturas
Esta espécie da família da cúrcuma também demonstrou ser eficaz na redução das náuseas e vômitos que podem ocorrer durante a gravidez ou em tratamentos de quimioterapia, incluindo o enjoo produzido por movimento.
Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue
A investigação sugere que o gengibre pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando a melhorar a sensibilidade à insulina. Isto é especialmente relevante para pessoas com diabetes tipo 2.
Não convém consumir em excesso
Em suma, o gengibre não é apenas uma especiaria saborosa, mas também um poderoso aliado para a saúde e o bem-estar. No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo pode ter efeitos adversos, especialmente para pessoas com problemas de saúde, pelo que é sempre aconselhável consultar um médico antes de o incorporar na sua dieta de forma regular.
Os efeitos secundários incluem perturbações gástricas, azia, diarreia e aumento da hemorragia durante a menstruação.