Os sinos da Catedral de Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019
Os sinos marcam mais um passo na próxima inauguração de uma das maiores catedrais do Ocidente. Notre Dame se prepara para reabrir em 7 de dezembro.
Na última sexta-feira (8), foram ouvidos os oito sinos da torre sineira norte da Catedral de Notre Dame, em Paris. Isto ocorre pela primeira vez desde o incêndio que devastou a catedral em 15 de abril de 2019.
Os sinos marcam mais um passo na próxima inauguração de uma das maiores catedrais do Ocidente, listada como patrimônio mundial da UNESCO. Notre Dame se prepara para reabrir em 7 de dezembro.
Após o incêndio de 2019, os oito sinos da torre norte foram retirados, limpos e restaurados antes de serem devolvidos à sua posição original. Durante o incêndio, as chamas atingiram parte da torre sineira norte.
Os oito sinos e seus nomes
Os oito sinos retornaram a Notre Dame em meados de setembro com uma pequena cerimônia em que foram abençoados. Os sinos têm nomes de personalidades que marcaram a vida da diocese e da Igreja.
O maior e mais famoso sino é o Emmanuel, pesando 13 toneladas, enquanto o menor é o Jean-Marie, pesando aproximadamente 800 kg. Os outros se chamam Marie, Jacques, Denis, Antoine, Étienne e Gabriel.
Cerimônia de reabertura
Notre Dame é uma expressão francesa que significa “Nossa Senhora”. O termo refere-se à Virgem Maria, mãe de Jesus, e é um título honorífico usado por muitas igrejas dedicadas a ela.
A catedral será reaberta no dia 7 de dezembro com uma cerimônia formal com representantes do Estado francês. A partir do dia seguinte, serão realizadas diversas missas de consagração do novo altar e agradecimento a quem trabalhou na sua restauração.
Quase 900 anos de história
A Catedral de Notre-Dame de Paris é um dos monumentos mais emblemáticos da capital francesa e uma das grandes obras-primas da arquitetura gótica.
A sua construção começou em 1163, sob o reinado de Luís VII, e foi concluída em 1345. O estilo arquitetônico foi inspirado nas tendências da época. Eles procuraram criar uma igreja monumental que representasse a grandeza de Deus e o poder da monarquia francesa.
O interior da catedral é igualmente impressionante. A sua parte principal atinge 35 metros de altura e as paredes são decoradas com uma série de vitrais que datam principalmente dos séculos 13 e 14.
Ao longo da sua história foi palco de acontecimentos históricos como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804 e a beatifica��ão de Joana d'Arc.