Paraná: estado promove ‘Caminhadas da Natureza’ para incentivar o turismo rural na região

O estado do Paraná está promovendo o projeto ‘Caminhadas da Natureza’ para incentivar o desenvolvimento do turismo rural em várias cidades. Veja onde e quando acontecerão os eventos.

Caminhada da Natureza em Mandirituba, 2022
Caminhada da Natureza em Mandirituba, na localidade de Espigão das Antas, Paraná, em 2022. Crédito: Prefeitura Municipal de Mandirituba.

O Governo do Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil, está promovendo vários eventos de ‘Caminhadas da Naturezaem várias localidades, como um incentivo para o desenvolvimento do turismo rural na região. Esses eventos, chamados de Circuitos, acontecerão a partir de julho e em várias cidades. Veja as informações abaixo.

O projeto de turismo rural

O ‘Caminhadas da Natureza’ é um projeto que existe desde 2007 como uma política pública da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do estado do Paraná que visa a valorização da cultura local através do turismo rural.

Como o próprio nome diz, esse projeto se trata de caminhadas em grupo em meio à natureza. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e as Prefeituras das cidades participantes ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, o que ajuda a potencializar a economia de pequenas propriedades das cidades.

Os Circuitos da 'Caminhadas da Natureza'

Este ano, inicialmente, serão oito caminhadas no mês de julho. Elas vão acontecer nas cidades de: Mandirituba (em 14 de julho), Ourizona (14 de julho), Cerro Azul (em 21 de julho), Mamborê (21 de julho), Paranaguá (em 21 de julho), Piraí do Sul (21 de julho), Rondon (em 21 de julho) e Sarandi (28 de julho).

Todos os circuitos das caminhadas possuem pontos de parada, banheiros, café da manhã e almoço com confraternização dos participantes, carros de apoio, ambulância.

Em 2023, 97 circuitos das 'Caminhadas da Natureza' atraíram 63 mil pessoas, que colocaram cerca de R$1,6 milhão na economia das cidades paranaenses participantes.

A caminhada de Mandirituba percorre o Circuito Mãe da Mata. Ela começa na Igreja Católica do Chimboveiro, tem 12 quilômetros de distância e tem 2 mil vagas disponíveis. O trajeto percorre propriedades de 15 famílias rurais e os tradicionais campos de camomila da cidade. E estão previstos café da manhã e almoço, com pagamento no local. A idade mínima para participar é 5 anos.

Em Ourizona, a caminhada percorre o Circuito da Festa do Milho, com 11 km de extensão, e são oferecidas quase mil vagas no total. O trecho percorre plantações, pequenas cachoeiras e propriedades rurais da cidade, que fica nas imediações de Maringá. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível. A idade mínima para participar é 5 anos, e também terá opção de café da manhã e almoço com pagamento no local.

Caminhada da Natureza em Cerro Azul, Paraná
Caminhada da Natureza em Cerro Azul, Paraná. Crédito: Prefeitura Municipal de Cerro Azul.

Em Cerro Azul, o Circuito da Caminhada do Bom Sucesso tem 10 km de extensão. A idade mínima para participar é 7 anos, terá a opção de almoço com pagamento no local, e será necessário levar uma doação solidária: 1 litro de leite ou 1 kg de alimento não perecível. Em Paranaguá, a caminhada do Circuito Serra da Prata percorrerá uma extensão de 11 km, com saída na Comunidade Maria Luiza - Salão da Igreja Católica. Deverá ser levado 1 kg de alimento não perecível, não tem restrição de idade para participar, e terá opções de café da manhã e almoço com pagamento antecipado.

Em Mamborê, o Circuito do Gavião tem 10 km e pode receber até 2 mil pessoas. Não tem restrição de idade mínima para se inscrever. Os participantes passarão por trilhas e estradas e terão a possibilidade de contemplar cachoeiras e uma igreja subterrânea. Terá café da manhã e almoço com pagamento antecipado.

Caminhada da Natureza em Corumbataí do Sul, 2015
Caminhada da Natureza em Corumbataí do Sul, Paraná, em 2015. Crédito: Vander Dissenha.

Em Piraí do Sul, a caminhada do Circuito Cerro da Onça terá saída no Santuário Nossa Senhora das Brotas, um dos mais suntuosos do Paraná, e tem quase mil vagas. O percurso tem 12 km. Também não há idade mínima e será oferecido café da manhã e almoço com pagamento antecipado.

Em Rondon, o Circuito Caminhos do Morango tem 13 km e não há limite de idade para participar. Os participantes terão contato com plantações de morango e conhecerão um pouco da história da agricultura familiar da cidade. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível e também terão café da manhã e almoço com pagamento antecipado. Já em Sarandi, o Circuito Rio Ribeirão Itapuá percorrerá 12 km, não tem idade mínima de participação e deverá levar 1 kg de ração para gato ou cachorro.

E ainda há muitos circuitos previstos até o final do ano. Já estão confirmadas quatro caminhadas no mês que vem nas cidades: Engenheiro Beltrão (dia 4 de agosto), Terra Rica (em 4 de agosto), Antônio Olinto (18 de agosto) e Maringá (dia 18 de agosto).

O calendário completo dos eventos, bem como as inscrições podem ser consultadas clicando aqui.

Gostou? Então que tal se preparar para fazer uma caminhada em meio à natureza, que além de curtir as belas paisagens verdes, você também estará contribuindo para a sua saúde. São várias as opções de circuitos... Aproveite!