Participe da "Noite Internacional de Observação da Lua"
O encontro com a Lua é neste sábado, dia 16 de outubro, e você pode fazer parte do grande evento internacional organizado pela NASA, de qualquer lugar do planeta e de várias maneiras. Conheça todos os detalhes nesta nota.
Você está pronto para experimentar uma noite mágica de observação pela NASA? É uma desculpa perfeita para que de todos os cantos do planeta Terra possam ver e aprender muito mais sobre nosso satélite natural. Os olhos do mundo estarão voltados especialmente para a Lua nesta noite, sábado, 16 de outubro.
Desde 2010, esta celebração é organizada mundialmente nos meses de setembro ou outubro, sempre coincidindo com a fase da lua crescente, que é um momento ideal do ciclo lunar para sua observação, pois as sombras realçam a paisagem cheia de crateras. Conhecida como ‘Noite Internacional de Observação da Lua’ (IOMN,International Observe the Moon Night), é uma iniciativa promovida pela NASA.
A ideia é comemorar juntos as conexões culturais e pessoais que todos os habitantes da Terra têm com nosso satélite natural. Todos os terráqueos são convidados a aprender sobre ciência e exploração lunar, participar de observações celestes e homenagear o protagonista da noite.
O evento é voltado para todos os tipos de público, não importa sua idade e se você tem ou não conhecimentos prévios de astronomia, foi criado para ser apreciado por profissionais e amadores da área, aos curiosos e entusiastas da Lua, cada um em do seu jeito, você encontrará algo fascinante para observar.
Para participar do megaevento da IOMN você pode fazê-lo de qualquer lugar do planeta, e você tem várias opções para participar. Então, como posso me envolver? Contamos como a seguir.
Organize um evento
Por um lado, você pode sediar e hospedar um evento (virtual ou presencial), respeitando as limitações de saúde que sua cidade/país possui em relação ao COVID-19. Pode ser uma pequena reunião de amigos ou familiares, um programa online para milhares de visitantes ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. O local e a agenda são gratuitos e determinados por cada organizador.
Pode se registrar para promovê-lo e ter acesso aos materiais mais atualizados, a NASA irá orientá-lo na realização deste evento e ainda lhe dará um certificado de participação, saiba mais clicando aqui.
Participe de um evento organizado
Você também tem a opção de comparecer (virtual ou presencial) a um desses eventos organizados pelos diversos anfitriões inscritos ao redor do mundo. A primeira coisa é escolher o evento de seu interesse, pois a NASA coloca à sua disposição um ‘explorador de eventos’ internacional, clicando aqui pode escolher aquele que melhor se adapta a você por fuso horário e horário. Lembre-se de que em alguns casos os eventos podem ser realizados até mesmo em outra data fora de 16 de outubro de 2021, certifique-se de agendá-los corretamente para não perdê-los!
Da sua casa conectado com #ObserveTheMoon
Essa opção de observar a Lua de sua casa e estar virtualmente conectado com a NASA também é muito interessante. Usando binóculos, telescópio, câmera ou simplesmente com seu telefone celular, você pode ter seu próprio IOMN.
Conecte-se por meio da hashtag #ObserveTheMoon de sua plataforma de mídia social favorita; Além disso, a NASA propõe que você entre por meio de sua página de Facebook, ou junte-se ao grupo de Flickr do International Observe the Moon Night, para compartilhar o momento com outros "entusiastas lunáticos".
Ao ar livre, em casa, online ou onde quer que você esteja, a NASA tem o prazer de ter você como parte dela. Claro que também o aguardamos no nosso Twitter, para que possa interagir com a nossa conta, procure-nos como @MeteoredBR, compartilhe sua experiência adicionando o hash #ObserveTheMoon, nós estaremos de olho.
Previsão para encontrar a lua
A primeira coisa que você deve levar em consideração é a hora do nascer e do pôr do sol da sua localização, você pode verificar neste link.
O segundo e muito importante passo para saber a previsão para sua localidade durante essas horas noturnas, logicamente se a nebulosidade for muito densa, será difícil vê-lo de sua localização, nesse caso você deve aderir a um dos tantos eventos virtuais. Você pode verificar a previsão clicando em aqui.
Outra opção é criar o seu próprio momento para observá-lo, alguma noite em que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Na verdade, essa é a ideia da NASA, para nos encorajar a observar o céu um pouco mais a cada dia e tudo o que nos rodeia.
E para que tudo fique perfeito e você aprenda muito mais, a NASA também disponibiliza esses recursos para você clicando aqui. É um mapa da Lua, um guia de observação e fotografia. Sucesso com seu IOMN! vejo você nas redes.