Pesadelo na Grécia: novas enchentes apenas três semanas após a tempestade Daniel
A Grécia é mais uma vez atingida por mau tempo: apenas três semanas após a devastação causada pela tempestade Daniel, a tempestade Elias mais uma vez gerou inundações e deslizamentos de terra no país.
A Grécia está mais uma vez mergulhada no pesadelo das inundações, apenas três semanas após o último mau tempo extremo, causado pela tempestade Daniel, que deixou 17 mortos. Nas últimas horas, chuvas torrenciais geraram precipitações superiores a 250 mm, e ocorreram novas inundações que causaram graves danos.
Uma nova onda de mau tempo, desta vez provocada pela tempestade ‘Elias’, provocou deslizamentos de terras e inundações no sul e centro do país. Os principais problemas registram-se na ilha de Eubeia, a norte de Atenas, onde fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra que isolaram várias cidades da parte ocidental.
Na cidade de Kymási, o transbordamento de um curso de água provocou uma inundação repentina que obrigou os moradores a procurarem segurança nos telhados das suas casas.
Mais inundações na Grécia
As equipes de resgate estão intervindo para resgatar as pessoas presas pela nova enchente, enquanto cortes de energia elétrica estão sendo registrados em toda a área. Os deslizamentos de terra e inundações ocorrem numa zona da ilha de Eubeia que foi atingida em 2021 por um grande incêndio que queimou mais de 50 mil hectares de vegetação.
A tempestade afeta também o centro da Grécia, em particular a Tessália, onde há apenas três semanas várias cidades foram inundadas pelas intensas chuvas causadas pela tempestade Daniel. Após aquela onda de mau tempo, formou-se uma grande área inundada, como é visível nas fotos de satélite, e foram necessários muitos dias para drenar essas grandes áreas que acabaram submersas.
A cidade de Volos, que já foi inundada no início do mês, também é novamente atingida. Ontem à noite houve novas inundações na área. Na Grécia esta nova onda de mau tempo provocada pela tempestade Elias era esperada há dias. A previsão do tempo indicava alta probabilidade de chuvas muito intensas no centro da Grécia.
E as previsões estavam corretas. A chuva que caiu sobre as áreas já inundadas agravou ainda mais os danos causados pelas cheias do início de setembro. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional Helênico (EMY), o mau tempo deverá continuar pelo menos até hoje, quinta-feira, 28 de setembro.