Pesquisa aponta que mais de 90% dos brasileiros perceberam os efeitos das mudanças climáticas
A maioria dos brasileiros se preocupa com os efeitos das mudanças climáticas, isto foi o que revelou a nova pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Recentemente, noticiamos que o mês de novembro foi o mais quente já registrado no planeta, com uma temperatura média de 14°C na superfície, ou seja, estamos 0,85°C acima da média dos últimos 30 anos.
E segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 9 em cada 10 brasileiros notaram alguma alteração na temperatura, causada em grande parte, pelas mudanças climáticas.
Os brasileiros demonstraram preocupação com o clima!
O estudo entrevistou 2.021 pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, entre 18 e 21 de novembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Além disso, o levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem da FSB Holding.
92% da população brasileira têm percebido o aumento da temperatura, 66% notou a diminuição das chuvas e 55% percebeu que os rios ficaram mais secos. Neste ano, durante a ocorrência de uma intensa onda de calor, o município de Araçuaí em Minas Gerais registrou a temperatura máxima de 44,8°C no dia 19 de novembro, considerado o dia mais quente no histórico de medições.
A pesquisa também apontou para a percepção da população de acordo com as regiões, e 90% da população do Norte e Centro-Oeste notaram a redução de chuvas e 76% perceberam a seca nos rios. Isso pôde ser observado na última atualização do Monitor de Secas, em que houve o agravamento da seca no Centro-Oeste, centro e sudoeste da região Norte do país, devido às anomalias negativas de precipitação nos últimos meses.
Isto mostra que, de modo geral, os brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas, e para 91% o aquecimento global é um problema grave, contra 86% que avaliaram o problema desta maneira em 2022. Além disso, a pesquisa também procurou saber a opinião da população a respeito da preservação do meio ambiente.
A conservação do meio ambiente no país é considerada péssima!
Cerca de 55% dos entrevistados acreditam que a conservação do meio ambiente no Brasil é ruim ou péssima, e 51% consideram que as florestas brasileiras são menos conservadas em comparação a outros países. E uma das ameaças ao meio ambiente para o Brasil é justamente o desmatamento, segundo 38% dos brasileiros.
Isto foi comprovado na última atualização do MapBiomas, em que o bioma Amazônia foi o que apresentou a maior área desmatada em 2022, representando 58% do total, seguido do Cerrado com 32.1%, Caatinga com 7%, Mata Atlântica com 1.5% e Pampas com 0.2%. Estes dados são referentes ao Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD 2022).
O levantamento também procurou questionar como está a percepção dos brasileiros em relação ao combate a crimes ambientais, e a maioria dos entrevistados perceberam que o garimpo ilegal piorou, e o combate ao desmatamento ilegal melhorou nos últimos tempos.
Recordes de altas temperaturas durante 2023 aconteceram em diversos locais do planeta, não apenas no Brasil. Outros países da América do Sul, América do Norte, Ásia e Antártida também registraram picos, fazendo com que a temperatura global atingisse anomalias positivas, reforçando o aumento das temperaturas em velocidades preocupantes.
Referência da notícia
91% dos brasileiros perceberam mudanças climáticas nos últimos anos. Confederação Nacional da Indústria (CNI). Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/cni/?utm_source=jor&utm_medium=comunique&utm_campaign=release&utm_content=texto-fixo . Acesso em 12 Dez 2023.