Pesquisa indica que as mudanças climáticas estão fazendo com que os dias fiquem mais longos

Novo estudo revela que as mudanças climáticas estão fazendo com que os dias na Terra fiquem mais longos! Como isso pode interferir nos sistemas de comunicação mundial?

Aquecimento global
Como o derretimento das camadas de gelo, provocadas pelo aquecimento global, está interferindo na duração dos dias na Terra?

Já sabemos que a atividade humana, por meio de emissões de gases de efeito estufa, estão intensificando o aquecimento global. Agora, uma pesquisa revela que as mudanças climáticas estão fazendo com que a duração do dia fique mais longa à medida que o derretimento do gelo polar cresce a cada ano. Mas como isso é possível?

A rotação da Terra está sendo influenciada pelas mudanças climáticas

O derretimento do gelo polar causado pelo aquecimento global está modificando a velocidade de rotação da Terra e aumentando a duração de cada dia, uma tendência que pode acelerar ao longo deste século. O estudo foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Embora as mudanças sejam pequenas, questão de milissegundos por dia, os sistemas de computação dos quais dependemos, como GPS, tráfego de internet e transações financeiras, poderão ser impactados por essa mudança.

A duração do dia na Terra tem aumentado constantemente ao longo do tempo por causa do arrasto gravitacional da lua nos oceanos e no continente. Porém, o derretimento das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida, devido ao aquecimento global causado pelo homem, tem redistribuído a água armazenada em altas latitudes para os oceanos ao redor do planeta.

Ou seja, a água está sendo levada para os mares mais próximos do equador, tornando a Terra mais achatada, desacelerando a rotação do planeta e estendendo a duração do dia.

A pesquisa mostrou que a redistribuição da água fez com que o eixo de rotação da Terra se movesse, e a taxa de desaceleração variou entre 0,3 e 1,0 milissegundo por século entre 1900 e 2000. Mas desde 2000, quando o derretimento acelerou, a taxa de mudança também acelerou para 1,3 milissegundo por século.

Como isso afeta os sistemas de computação ao redor do mundo?

O número de horas, minutos e segundos em um dia na Terra está relacionado à velocidade de rotação do planeta, que é influenciada por vários fatores. Por milênios o impacto da lua predominou, aumentando a duração do dia em alguns milissegundos por séculos. E agora, a rotação da Terra é também influenciada pela lenta recuperação da crosta terrestre após o recuo das camadas de gelo formadas na última era glacial.

Se não conseguirmos controlar as emissões, a mudança climática pode prolongar a duração de um dia em 2,62 milissegundos até o final do século, superando os impactos naturais da lua.

Se a poluição que aquece o planeta continuar a crescer, aquecendo os oceanos e acelerando a perda de gelo na Groenlândia e na Antártida, a taxa de mudança deve aumentar significativamente, concluiu o estudo.

Alguns milissegundos de tempo adicional por dia podem ser imperceptíveis para os humanos, mas têm impacto na tecnologia. Essas diferenças na duração do dia precisam ser contabilizadas, uma vez que todas as comunicações, transações financeiras, satélites e espaçonaves são baseadas em tempo preciso.

A cronometragem precisa é essencial para todos os sistemas de comunicação pois eles usam tempo atômico altamente preciso, com base na frequência de certos átomos. Embora agora haja um acordo geral de que a mudança climática terá um impacto na duração do dia, ainda há incerteza sobre quais processos que afetam o tempo sejam mais dominantes na duração do dia.

Referência da notícia

Shahvandi, M. K., Adhikari, S., Dumberry, M., Mishra, S., & Soja, B. (2024). The increasingly dominant role of climate change on length of day variations. Proceedings of the National Academy of Sciences, 121(30), e2406930121.